F1 – Apelo da Ferrari sobre a punição de Vettel é rejeitado pela FIA

sexta-feira, 11 de novembro de 2016 às 20:35
Verstappen vs Vettel vs Ricciardo - México 2016

Verstappen vs Vettel vs Ricciardo – México 2016

A FIA rejeitou o apelo da Ferrari sobre a punição de Sebastian Vettel após o recente GP do México, que o rebaixou do pódio para a quinta posição. O alemão recebeu uma penalidade de 10s mais dois pontos de penalidade após a corrida, por ter guiado perigosamente ao bloquear Daniel Ricciardo (Red Bull).

“A Scuderia Ferrari alegou na sua comunicação escrita que o ‘elemento novo’, em conformidade com o artigo 14.1, existia. Nas suas observações verbais, alegou igualmente que existiam dois ‘elementos novos'”, disse um comunicado oficial da FIA.

“Especificamente, a Scuderia argumentou que o Diretor de Corrida, de acordo com o Artigo 27.4 dos Regulamentos Esportivos da Fórmula 1 da FIA, tinha o poder de instruir o piloto do carro 33 Max Verstappen a devolver a alegada vantagem que ele ganhara ao deixar a pista em uma volta anterior à do incidente envolvendo o carro 5 e o carro 3 conduzido por Daniel Riccardo”.

“A Scuderia Ferrari também argumentou que os dados do GPS que apresentou eram um ‘elemento novo’. Os comissários ouviram extensa submissão verbal e argumento para todas as partes”.

“Relativamente ao fato de o Diretor da Corrida ter o poder de instruir o piloto do carro 33 a devolver a alegada vantagem, observamos, em primeiro lugar, que o artigo em causa confere ao Diretor da Corrida autoridade absoluta para permitir ao piloto devolver uma posição. Não implica a obrigação de o fazer. O fato de o Diretor de Prova não ter exercido o seu poder discricionário não é relevante para a decisão tomada no Documento 38”.

“Em relação aos dados do GPS, notamos que esses dados estão disponíveis para as equipes durante a corrida. Eles também estão disponíveis para, e referido pelos, comissários, na sala dos comissários durante a corrida”.

“Quando perguntado se os dados de GPS de qualquer forma contradiziam a telemetria e outras evidências de que os comissários tenham concluído que o piloto do carro 5 tinha se movido enquanto estava freando na curva 4, o Sr. Jock Clear (da Ferrari) admitiu que não”.

“O artigo 14.2 do Código Desportivo Internacional confere aos comissários a competência exclusiva para determinar se existe um elemento novo. Tendo recebido todas as observações escritas e verbais e cuidadosamente consideradas, os comissários decidiram que não há nenhum elemento novo”.

EB - www.autoracing.com.br

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