F1 – Análise: Teste do Bahrain é decisivo para a Renault

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014 às 9:08

Testes da Fórmula 1 em Jerez

O programa de testes de pré-temporada da Fórmula 1 recomeça no Bahrain na quarta-feira, com todos os olhos nas soluções prometidas para o motor Renault.

A marca francesa teve um primeiro teste desastroso em Jerez há duas semanas, e prometeu mudanças tanto no hardware quanto no software do motor, esperando que elas permitam que suas quatro equipes acumulem uma quilometragem significativa nos dois testes restantes no Bahrain.

Com o E22 da Lotus fazendo sua estreia pública no Bahrain, depois de dois dias de filmagens promocionais em Jerez, tendo percorrido 100km no segundo deles, a atual campeã mundial Red Bull é a equipe que menos andou.

Isso torna esta semana potencialmente decisiva para as esperanças da Red Bull de defender seu título, já que, com o prazo de 28 de fevereiro para a homologação do motor, o tempo para resolver quaisquer problemas que apareçam está se esgotando.

Porém, Remi Taffin, chefe de operações de pista da Renault, acredita que o trabalho feito fora dos circuitos tem sido efetivo. “Creio que não nos falta nenhuma instalação para tentar trabalhar da melhor maneira, encontrar e resolver problemas”, declarou Taffin ao ser questionado pelo site Autosport sobre o dinamômetro da Renault.

“Não temos muitos problemas, tivemos dois ou três grandes problemas que agora resolvemos, e é por isso que estou sempre falando sobre hardware e software. O hardware está na linha, mas temos muito trabalho a fazer no software e na calibragem. Essa é a principal área na qual estamos trabalhando, e temos as instalações corretas para fazer isso. É uma questão de tempo”.

ATUALIZAÇÕES

Muitos carros andaram em Jerez com uma especificação de lançamento básica, com o foco estando no acúmulo de quilometragem e nos motores. Antecipa-se que, no Bahrain, haverá várias mudanças particularmente na asa dianteira, porque muitas equipes andaram inicialmente com pacotes bastantes similares a 2013.

Com as asas agora 150mm mais estreitas do que no ano passado, mais alterações substanciais são esperadas dessas equipes. A Sauber, por exemplo, confirmou que terá um pacote parecido com a especificação do GP da Austrália, com asas dianteira e traseira novas e outros detalhes aerodinâmicos.

“No Bahrain, vamos ter um pacote aerodinâmico que deve estar quase pronto para correr, exceto talvez por alguns componentes”, disse Eric Gandelin, projetista chefe. “Portanto, a idéia é estar pronto no aspecto mecânico quando chegarmos lá e começar a trabalhar na performance”.

QUEM É O MAIS RÁPIDO?

A Mercedes emergiu como a estrela do teste de Jerez, não por causa de sua velocidade pura, mas sim pela confiabilidade e performance do motor. Foi a única equipe que completou uma simulação de corrida adequada, com Nico Rosberg conseguindo dar cinco voltas a mais do que a distância de corrida de 69 voltas em Jerez.

Isso coloca a equipe de fábrica e as clientes Williams, Force India e McLaren em uma posição encorajadora, mas só no Bahrain o mundo começará a ter uma idéia da ordem competitiva. A Ferrari também andou bem, particularmente com a aparente dirigibilidade de sua unidade, significando que a Scuderia também pode ditar o ritmo no Bahrain.

Quanto às equipes da Renault, seus problemas na Espanha significam que há muita margem para melhoria. Se os motores tiverem um bom desempenho no Bahrain, o potencial das equipes, até agora desconhecido, também começará a aparecer.

O teste desta semana no Bahrain começa na quarta e termina no sábado, com o último teste de inverno de 2014 também sendo realizado em Sakhir, entre quinta, 27 de fevereiro, e domingo, 2 de março.

 

LS - www.autoracing.com.br

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