F1 – Análise técnica do Red Bull RB16B de 2021

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021 às 13:30

Red Bull RB16B – 2021

De acordo com um ex-engenheiro da F1, baseando-se no que a Red Bull revelou nas imagens de lançamento de seu RB16B hoje para essa temporada, não há muitas mudanças no carro que terminou o ano passado.

É claro que se você não mudar muito, você não pode se perder e evitar fazer isso é a coisa mais importante para a Red Bull nesta temporada, especialmente porque é primordial que o carro comece bem logo na primeira corrida, que seus engenheiros e pilotos o entendam perfeitamente imediatamente, pois isso evitará os problemas das duas últimas temporadas.

Desde que o regulamento entrou em jogo e reduziu os elementos da asa dianteira em 2019, a Red Bull sempre correu seu carro com uma asa dianteira de popa mais alta. Parece continuar essa tendência até 2021.

Seus dutos de freio dianteiros sempre foram os maiores no pitlane, à medida que as versões de outras equipes se tornaram menores e mais esculpidas. Comparado com a versão do ano passado, o dutos ficaram um pouco menores na metade inferior.

Durante a maior parte do ano passado, a Red Bull correu com montagens mais largas de asas dianteiras. Para a última corrida em Abu Dhabi, eles correram com a versão estreita no carro vencedor de Verstappen.

A equipe tem corrido nos últimos anos com bastante rake, mesmo a Mercedes seguindo um caminho diferente de carro praticamente plano. Será interessante ver se a Red Bull ainda seguirá esse conceito, dada a mudança nas regras do assoalho deste ano.

Além disso, a melhor tocada de Perez se deu quando a Racing Point mudou de um carro de rake alto para um carro quase plano estilo Mercedes no ano passado. Ele pode trazer à Red Bull mais informações sobre quais vantagens que a Racing Point encontrou em ir nessa direção.

Como é uma versão B do carro do ano passado, o chassi, o nariz e a interface entre os dois devem ser os mesmos da última corrida de 2020 em Abu Dhabi.

De qualquer maneira, apesar de tudo isso, só nos testes de pré-temporada teremos certeza quais serão as modificações adicionais que a Red Bull vai colocar no carro. Talvez não sejam muitas, mas o diabo está sempre nos detalhes.

O desempenho do motor Honda também será vital. A Honda certamente está confiante de que deu um grande passo em relação a 2020, mas não é somente a potência que precisava ser melhorada. Dirigibilidade e confiabilidade precisam crescer junto com a potência, ainda mais com a limitação dos motores e componentes auxiliares em 2021. A baixa confiabilidade pode acabar com um desafio de campeonato muito rapidamente.

Agora só resta torcer para que a Red Bull tenha conseguindo um pacote capaz de desafiar a Mercedes logo de cara, pois isso nos trará um campeonato emocionante do início ao o fim.

AS - www.autoracing.com.br

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