F1 – Análise: Luta de Raikkonen pelo título de 2013 está ameaçada

terça-feira, 18 de junho de 2013 às 8:59

Kimi Raikkonen

Kimi Raikkonen pode insistir que a Lotus não tem como fazer mais, mas a equipe precisa melhorar sua forma rapidamente se quiser continuar lutando pelo campeonato mundial de Fórmula 1.

No início da temporada, o finlandês se estabeleceu como o principal rival de Sebastian Vettel na disputa pelo título, com o excelente gerenciamento de pneus da Lotus o ajudando a vencer na Austrália e subir regularmente ao pódio.

Raikkonen se manteve em segundo na pontuação até a Espanha, quando estava apenas quatro pontos atrás de Vettel. Porém, o piloto da Lotus não vem conseguindo manter sua forma consistente, além de ter sido ainda mais prejudicado por uma colisão com Sergio Perez em Mônaco e dificuldades com os pneus no Canadá.

A extensão dos problemas de Raikkonen é destacada pelo número de pontos que ele marcou nas últimas quatro etapas, onde não só foi superado por Fernando Alonso, Nico Rosberg e Mark Webber, mas também perdeu 41 pontos para Vettel na classificação do campeonato.

Depois de estar colado em Vettel no começo, Raikkonen agora está 44 pontos atrás de seu rival da Red Bull.

PONTUAÇÃO DOS PILOTOS NAS ÚLTIMAS QUATRO CORRIDAS:

Sebastian Vettel – 80
Fernando Alonso – 53
Nico Rosberg – 45
Mark Webber – 43
Kimi Raikkonen – 39
Lewis Hamilton – 37

UM ESFORÇO MAIOR PARA VENCER

Com uma grande diferença se abrindo agora entre Raikkonen e Vettel, a Lotus sabe que precisará começar a vencer se quiser reduzir essa desvantagem com rapidez suficiente.

A atitude tranquila de Raikkonen fora da pista pode dar a impressão de que ele está relaxado quando se trata de resultados, mas o finlandês está convencido de que a Lotus está dando 100 por cento para tentar obter mais vitórias.

“Nós sempre tentamos vencer”, declarou Raikkonen. “Nosso resultado na corrida não vai simplesmente mudar se tentarmos fazer alguma coisa diferente”.

“Nós temos velocidade e vamos continuar tentando, mas não há um modo de ser mais agressivo para ter uma chance melhor. Nós sempre tentamos isso. Porém, não tem sido possível. Estamos andando entre os primeiros colocados. Mônaco não foi tão bom quanto esperávamos, mas ainda há um longo caminho pela frente”.

ATUALIZAÇÕES NO CARRO E PNEUS AGORA SÃO A CHAVE

O chefe da Lotus, Eric Boullier, disse ao site Autosport em Montreal que espera que sua equipe volte a andar na frente no GP da Inglaterra, graças às atualizações do carro e ao retorno da Fórmula 1 às pistas de alta velocidade mais normais.

“Teremos alguns bons desenvolvimentos em Silverstone, então isso deverá nos ajudar a manter o ritmo e reduzir a diferença para o líder”, declarou Boullier. “Com as pistas normais, deveremos poder extrair o melhor do nosso carro”.

Entretanto, as estatísticas das últimas provas destacaram como é essencial para Raikkonen fazer exatamente isso, com sua boa forma no início do ano convencendo os rivais de que ele ainda não pode ser descartado.

Christian Horner, chefe da Red Bull, afirmou: “Acredito que você não pode descartar Kimi. Se ele conseguir uma sequência de bons resultados, assim como Lewis ou Mark poderiam, ele pode se colocar novamente na luta pelo campeonato”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.