F1 – Análise desta sexta-feira em Portimão

sexta-feira, 30 de abril de 2021 às 15:11

Charles Leclerc em Portimão 2021

Os treinos livres de hoje em Portimão estão confirmando a enorme diferença que o novo regulamento (com assoalho e difusor menores) e os pneus estão fazendo nos carros de 2021. No ano passado, Bottas foi o mais rápido no TL2 marcando 1:17,940. Hoje, o mais rápido no TL2 foi Lewis Hamilton com 1:19,837, praticamente 2 segundos mais lento que em 2020.

Os Prateados lideraram as tabelas de tempos em voltas voadoras no TL1 e TL2 hoje em Portimão. Com os treinos reduzidos nesta temporada de 90 para 60 minutos, eles ficaram muito mais agitados e as simulações de corrida são um pouco mais curtas. Lewis Hamilton pode ter liderado sua primeira sessão de treinos da temporada, mas seu ritmo de stint longo foi mais lento do que seus rivais mais próximos.

Max Verstappen reclamou de um problema de freio no rádio. A equipe da Red Bull chamou o holandês para os boxes, mas ele conseguiu retornar à pista quase imediatamente. Seus stints longos não parecem ter sido prejudicados por este problema, ao contrário do fim de semana passado. Sergio Perez, no entanto, caiu para P10 no final do TL2.

Apenas 0,207 segundos separaram Fernando Alonso em P5 e Lance Stroll em P9. Os 12 primeiros ficaram separados por menos de um segundo, enquanto em Imola, há duas semanas, os 9 primeiros tinham ficado no mesmo segundo.

A ordem do segundo pelotão é quase impossível de prever. O carro da Alpine estava muito mais forte em comparação com Bahrain e Imola, o que denota que talvez eles tenham trabalhado em um pacote de atualização bem-sucedido. Obviamente, as cargas de combustível e os modos do motor são desconhecidos, por isso é melhor esperar mais um pouco para termos essa confirmação.

A Alpine ultrapassou a McLaren na tabela de tempos hoje, enquanto a Ferrari permaneceu mais próxima das duas equipes da frente. A McLaren totalizou 59 voltas, algumas atrás de seus rivais Ferrari com 66 voltas e Alpine com 63 voltas, mas não foi uma perda significativa de tempo de pista.

De qualquer maneira, se a McLaren pretende liderar o segundo pelotão neste final de semana novamente, eles têm muito trabalho a fazer nessa noite e no TL3 de amanhã cedo.

Bottas e Perez melhores que Hamilton e Verstappen em stints longos
Com o pneu de composto médio, Bottas teve o tempo médio de volta mais rápido durante os stints longos em comparação com seus três adversários mais diretos. Bottas fez uma média de 1: 23,242. Perez foi o mais próximo com 1: 23.455, e Verstappen um pouco mais para trás com uma média de 1: 23,481.

Enquanto isso, Hamilton ficou bem atrás do ritmo com um tempo médio de volta de 1: 24,075. O piloto britânico teve dois tempos de volta excluídos na curva um. Na câmera onboard seu Mercedes parecia escapar muito de traseira em quase todas as curvas com pneus um pouco mais gastos. Tudo isso sugere que Hamilton teve dificuldade com o equilíbrio de seu carro.

No entanto, de maneira surpreendente, o ritmo de volta médio mais rápido foi de Charles Leclerc. Sua média foi de 1: 23,192. As equipes do segundo pelotão estão talvez mais próximas das duas primeiras equipes em comparação com o que vimos durante a era turbo-híbrida. Sebastian Vettel teve uma média de 1,1 segundo mais lento do que os dois Red Bulls nos stints longos e perdeu do companheiro de equipe por mais de 6 décimos em volta voadora, mas pela primeira vez foi melhor que Lance Stroll com pneus médios.

AS - www.autoracing.com.br

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