F1 – Alterações de regras foram concebidas para frear a Mercedes, diz Wolff

domingo, 28 de março de 2021 às 10:50

Toto Wolff 2021

Mercedes e Aston Martin suspeitam que os ajustes das regras aerodinâmicas de 2021 foram concebidos especificamente para afetar mais adversamente os carros semelhantes aos da Mercedes com uma filosofia chamada “low rake”, com assoalhos mais baixos.

Max Verstappen, guiando o carro “high rake” mais proeminente do grid projetado por Adrian Newey, dominou até agora a abertura da temporada 2021 no Bahrain. “Compare os tempos de classificação desta pista com o ano passado e verá que os carros elevados são muito mais rápidos do que nós”, disse Otmar Szafnauer, da Aston Martin.

“Mercedes e nós fomos os mais atingidos por estas novas regras técnicas, enquanto carros altos como Red Bull, Alpha Tauri e Ferrari estão indo melhor”, comentou.

No entanto, a mudança de regras em torno do assoalho dos carros não é a história completa. O chefe da Mercedes Toto Wolff admitiu que o motor Honda da Red Bull também “parece ter melhorado muito”.

“Têm-se saído muito bem, particularmente ao libertarem a energia elétrica. Eles passaram por nós nessa área – basta olhar para a Alpha Tauri”, afirmou o austríaco, que também disse que a Mercedes está lutando com os novos pneus Pirelli.

Mas Wolff também acha que a Fórmula 1 finalmente conseguiu acabar com o domínio da Mercedes, alterando as regras aerodinâmicas. “É melhor para o público que tenhamos agora que lutar ainda mais duramente. O esporte queria alcançar isto e agora conseguiu”, acusou.

Sete vezes campeão mundial, Lewis Hamilton concorda. “Não é segredo que estas mudanças foram feitas para nos prender de volta”, opinou ele. “Foi o mesmo com os modos e potência do motor em meados do ano passado. “Mas não faz mal – gostamos de desafios. Vamos continuar a trabalhar arduamente e a dar o nosso melhor”.

Wolff avisou, contudo, que a Mercedes não pode simplesmente copiar a filosofia de alta frenagem da Red Bull. “Não podemos simplesmente levantar o carro na traseira e tudo está bem”, declarou ele. “O nosso carro tem um conceito diferente, por isso só temos que fazer o melhor com as opções que temos”.

“Melhoramos o carro desde o teste e ele já não está tão nervoso como estava. Agora não temos outra escolha a não ser continuar a trabalhar para recuperar a diferença”, acrescentou Wolff.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.