F1 altera regra da corrida curta

quinta-feira, 29 de junho de 2023 às 9:53

Fórmula 1

O regulamento da corrida curta da Fórmula 1 mudou novamente antes do GP da Áustria para resolver os problemas vistos no Azerbaijão.

Em Baku, foram introduzidas novas regras separando os procedimentos de sábado do evento principal, com uma nova classificação “tiroteio” substituindo o que era o TL2.

Nesse tiroteio determinando o grid da corrida curta, os pilotos tiveram de usar pneus médios novos nos dois primeiros segmentos (SQ1 e SQ2) e os macios novos no SQ3.

Contudo, as equipes não foram obrigadas a poupar um jogo de macios novos para o SQ3 e puderam utilizar sua alocação no único treino livre e na classificação principal de sexta-feira.

Foi o caso de Lando Norris, da McLaren, e Yuki Tsunoda, da AlphaTauri, mas apenas o britânico chegou ao SQ3.

Se ambos tivessem entrado no último segmento do tiroteio, as regras permitiam o uso de pneus intermediários para largar em nono ao invés de 10º.

Entretanto, o regulamento agora permitirá que qualquer jogo de macios seja utilizado no SQ3.

As notas do diretor de prova, Niels Wittich, afirmam: “A fim de evitar a consequência indesejada onde se torna atrativo usar pneus intermediários na pista seca em certas situações dos eventos com corrida curta, o seguinte ajuste no Artigo 30.5 h) do regulamento esportivo da F1 foi feito”.

“Houve uma consulta com os detentores dos direitos comerciais, comissários e equipes. A concordância da FIA, dos detentores dos direitos comerciais e nove competidoras foi obtida de acordo com o Artigo 1.4”.

“Portanto, minha decisão é que o Artigo 30.5 h) seja modificado desta maneira: No período SQ3 da classificação para a corrida curta, até um jogo de pneus slick pode ser usado e ele deve ser apenas da especificação macia”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.