F1 – AlphaTauri: o carro mais bonito até agora. Ou seria o tanque mais bonito até agora?

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020 às 18:55

Alpha Tauri AT01 – 2020

Por: Bruno Aleixo

Carros ou tanques de guerra?

É muito difícil não ser saudosista quando os carros para a temporada de 2020 começam a ser lançados. Claro, beleza é questão de gosto e quem sou eu para julgar quem acha algo bonito, enquanto eu acho feio. E eu acho os carros atuais um horror. Em nome da segurança, viraram verdadeiros tanques de guerra, especialmente após a mudança de regulamento em 2017. Vi um carro desses ao vivo, no Salão do Automóvel de 2018, e fiquei absurdado com as dimensões exageradas.

Esse evento, aliás, foi interessante. Ao lado do carro daquele ano, estava a McLaren de 1991 e a diferença é gritante. O Fórmula 1 dos anos 1990, perto do atual, parece um brinquedo. Em termos de segurança, é uma casquinha de ovo, e espanta perceber que a quantidade de acidentes fatais, naquela época, não foi maior. Mas, segurança à parte, que eram muito mais bonitos, e com personalidade, isso eram.

O que pode salvar os carros atuais (na minha visão, é sempre bom lembrar), são as pinturas. O padrão fosco, adotado há alguns anos por determinadas equipes, vem se disseminando cada vez mais. E agrada bastante. Do que vi até agora, nota dez para a nova AlphaTauri, com a sobriedade do preto e branco. E nota 2 para a Williams, com sua confusão de cores sem nenhuma padronização. A McLaren merece destaque por apostar no laranja clássico, enquanto Ferrari e Mercedes não têm muito para onde correr. A RedBull não muda praticamente nada desde que estreou na Fórmula 1, o que é uma pena, se pensarmos que trata-se da equipe mais criativa e irreverente do grid.

Mas, chega de papo, vamos a uma singela listinha daqueles que considero alguns dos carros mais bonitos da história:
(PS: a lista não segue ordem de preferência.)

Como eu disse no Loucos por Automobilismo, tirando algumas exceções, todos os carros da Benetton me agradam. Esse de 1995 então, é uma beleza. Não gostava muito da combinação de cores adotada em 1994, mas consertaram para o ano seguinte. Além disso, o carro parece mais robusto do que o do ano anterior e, claro, era um foguete. A equipe trocou os confiáveis, mas fracos Ford Zetec pelos Renault e levou os títulos de piloto e construtores com enorme facilidade.

Em geral, os carros da Jordan eram bonitos e diferentes. E esse de 1991 explica bem o DNA da equipe. O desenho da dianteira é bem agressivo e a cor verde, diferente para a época, combinou bem. A equipe ainda faria belíssimos modelos, como o de 1994, e os de 1999 e 2000, com aquele amarelo mostarda que somente fãs de automobilismo podem gostar.

Tá, ninguém gosta desse carro. Mas eu gosto. E muito. Aliás, carros que desafiam a lógica e apresentam inovações, sempre me pegam de jeito. De todo o grid de 1995, essa McLaren (a primeira da parceria com a Mercedes) era a mais diferente, apostando em uma tampa traseira completamente fora do usual, coroada com a mini asa no topo do carro. Funcionou? Nunca, tanto que a equipe abandonou esse desenho no meio do ano. Mas era bem bonito.

Este é outro que ninguém gostava e que também era uma porcaria, tanto que foi abandonado no ano seguinte. Que se dane. 2004 era um ano no qual os regulamentos já estavam bem rígidos e, portanto, os carros eram bem parecidos. Aí vem a Williams e mete um bico que mais parece um prestobarba e se diferencia de todos os outros do grid. E conquistou minha simpatia.

Primeira Ferrari de Michael Schumacher. Projeto de John Barnard. Um fiasco total, carro mal feito, superaquecia por que o capacete do piloto tampava a entrada de ar. Mas as laterais que lembravam um caça e a frente mais baixa, contrariando a tendência da época, reservaram à F310 um lugar na minha galeria particular de carros mais bonitos da história.

E você, tem a sua listinha? Então coloque aqui nos comentários, ou mande no meu Twitter, @brunoaleixo80!

Bruno Aleixo
São Paulo – SP

Clique AQUI para fazer suas apostas esportivas

AS - www.autoracing.com.br

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.