F1 – Alonso sente que pilotos serão menos importantes em 2017
sábado, 4 de março de 2017 às 16:01O piloto da McLaren, Fernando Alonso, acredita que o papel dos pilotos será “menos importante” em 2017, apesar dos regulamentos técnicos revisados que levaram a carros mais rápidos de Fórmula 1.
Tentativas foram feitas nos últimos anos para colocar o controle de volta nas mãos dos pilotos, após as queixas de que a tecnologia estava se tornando uma influência muito forte no esporte.
Alonso, no entanto, considera que o aumento do impacto técnico dos regulamentos revistos, que experimentou durante o primeiro teste desta semana, significa que os pilotos ainda não serão capazes de realizar “milagres”.
“Acho que com a tecnologia que temos agora, com os pacotes aerodinâmicos que temos agora, com as unidades de potência que temos agora, acho que é ainda menos importante o piloto”, comentou Alonso.
“Você precisa de potência maciça agora com este nível de arrasto, com este nível de downforce, você precisa de boa aceleração, porque as retas são um pouco mais longas agora do que no ano passado”, explicou ele.
“Algumas curvas vão desaparecer, (algumas) serão de pé no fundo. Se você estiver com 20hp a menos de potência, no ano passado você estava talvez perdendo dois ou três décimos, enquanto este ano talvez você esteja perdendo meio segundo”, prosseguiu.
“Eu acho que a importância de alguns dos aspectos técnicos do carro são ainda maiores este ano, então o piloto pode fazer (muito) até um ponto, milagres não podemos fazer mais”, afirmou o espanhol, que pelo menos acha que os pilotos serão capazes de forçar mais em 2017.
“Eu acho que na forma de acelerar o carro e ser capaz de expressar o seu estilo de pilotagem, eu acho que sim, (você pode fazer) um pouco mais (diferença) do que nos carros anteriores”, declarou ele.
“Às vezes no ano passado quanto mais lento você guiava, melhor a volta cronometrada que você poderia fazer, porque você estava salvando os pneus e poderia maximizar o stint. Mas este ano parece que você é capaz de empurrar o carro um pouco mais e provavelmente pode usar o seu próprio estilo de pilotagem um pouco para maximizar essa volta cronometrada”, finalizou.
2017, arrasto, carros, curvas, downforce, fernando alonso, formula 1, mclaren, papel, piloto, rápidos, regulamentos, retas, técnicos, tecnologia
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.