F1 – Alonso resiste à pressão da Sauber e vence caótico GP da Malásia

domingo, 25 de março de 2012 às 10:48

f112-podiomalasia
O GP da Malásia de 2012 foi marcado por várias alternativas, com a chuva sendo a grande protagonista do espetáculo, provocando inclusive a sua interrupção. A vitória ficou, de forma surpreendente, com Fernando Alonso, acabando ao menos momentaneamente com o mau momento da Ferrari.

Mais surpreendente ainda, no entanto, foi o segundo colocado. Sergio Perez (Sauber) conseguiu seu melhor resultado na F1 e teve chances inclusive de vitória, sendo mais rápido do que o espanhol na maior parte do tempo e chegando muito próximo a ele em duas ocasiões.

O mexicano descontou diferença para Alonso tanto com pneus intermediários como secos. No entanto, dois erros, um da equipe na última parada nos boxes e um dele mesmo na 50ª das 56 voltas, permitiram que o ferrarista vencesse a corrida e assumisse também a liderança do campeonato.

Lewis Hamilton (McLaren), que largou na pole position e liderou as voltas iniciais, não suportou o ritmo dos dois primeiros colocados e chegou bem longe na terceira posição. Mark Webber (Red Bull) ficou em quarto e Kimi Raikkonen (Lotus) em quinto.

Outro piloto a fazer uma grande apresentação foi Bruno Senna (Williams). O brasileiro chegou a cair para último devido à necessidade de um pit stop na primeira volta. No entanto, foi galgando posições até chegar em sexto, sua posição final.

Paul di Resta (Force India), Jean-Eric Vergne (Toro Rosso), Nico Hulkenberg (Force India) e Michael Schumacher (Mercedes) completaram a zona de pontuação. O bicampeão Sebastian Vettel (Red Bull) teve um pneu furado após toque com um carro da HRT, chegando em 11º após estar em quarto.

Outro a se enroscar com um carro mais lento foi Jenson Button (McLaren), que era segundo quando tocou em Narain Karthikeyan e perdeu parte de sua asa dianteira. Acabou em 14º, uma posição na frente do brasileiro Felipe Massa (Ferrari).

A prova começou com pista molhada, e na largada todos os pilotos estavam com pneus intermediários. Hamilton se manteve na liderança com Button colado, enquanto Michael Schumacher era tocado por Romain Grosjean (Lotus) com ambos rodando. Bom para as Red Bulls, com Webber e Vettel passando para terceiro e quarto e Alonso em quinto.

Bruno Senna, assim como Sergio Perez, parou nos boxes na primeira volta. A chuva foi apertando e os demais pilotos foram entrando na sequência para colocar pneus de chuva extrema, com Massa parando na terceira volta, Button e Alonso na quarta, Hamilton e as Red Bulls na quinta. Grosjean rodou na quarta volta e abandonou.

O safety car foi acionado na sexta volta. Com as condições climáticas piorando cada vez mais, a bandeira vermelha foi acionada na nona volta, e a corrida ficou parada por cerca de 40 minutos.

A relargada se deu na 14ª volta, e os pilotos logo tiveram que regressar aos pits para a colocação dos compostos intermediários. Button entrou uma volta antes de Hamilton, Alonso e Webber, e o espanhol voltou na frente com Perez em segundo. Button estava na frente de Hamilton, mas o incidente com a HRT o tirou da briga.

Nico Rosberg (Mercedes) passou para quarto, mas foi perdendo redimento e sendo ultrapassado sucessivamente, acabando a corrida em 13º. Vettel assumiu o quarto posto na 23ª volta, na frente de Webber, posição que manteve até ter o seu pneu furado na 47ª.

Com a pista melhorando, Perez descontou a diferença e colou em Alonso, que parou nos boxes pela terceira vez na 40ª volta, uma antes de Perez e Hamilton. A Ferrari abriu diferença para a Sauber por ter colocado antes seus pneus para seco, mas a Sauber não desistiu e partiu de novo para cima.

Na 50ª volta os dois estavam novamente colados. Quando a primeira vitória de Perez e da Sauber parecia certa, o mexicano escapou com as quatro rodas e permitiu que Alonso fugisse na frente.

Enquanto isso, Bruno Senna também se destacava. Ele vinha em oitavo na 44ª volta, quando ultrapassou Di Resta, e ganhou mais uma posição com o problema de Vettel. Massa, por sua vez, fez quatro pit stops e teve uma briga acirrada com Button na 35ª volta. Pastor Maldonado (Williams) teve o seu motor estourado a duas voltas do final, quando vinha em décimo.

A terceira etapa da F1 acontece dentro de três semanas, no dia 15 de abril, em Xangai (China).

Classificação da prova:

Pos Piloto Equipe Voltas Tempo/Dif.
1 Fernando Alonso Ferrari 56
2 Sergio Perez Sauber-Ferrari 56 +2.2 s
3 Lewis Hamilton McLaren-Mercedes 56 +14.5 ss
4 Mark Webber Red Bull Racing-Renault 56 +17.6 s
5 Kimi Räikkönen Lotus-Renault 56 +29.4 s
6 Bruno Senna Williams-Renault 56 +37.6 s
7 Paul di Resta Force India-Mercedes 56 +44.4 s
8 Jean-Eric Vergne STR-Ferrari 56 +46.9 s
9 Nico Hulkenberg Force India-Mercedes 56 +47.8 s
10 Michael Schumacher Mercedes 56 +49.9 s
11 Sebastian Vettel Red Bull Racing-Renault 56 +75.5 s
12 Daniel Ricciardo STR-Ferrari 56 +76.8 s
13 Nico Rosberg Mercedes 56 +78.5 s
14 Jenson Button McLaren-Mercedes 56 +79.7 s
15 Felipe Massa Ferrari 56 +97.3 s
16 Vitaly Petrov Caterham-Renault 55 +1 volta
17 Timo Glock Marussia-Cosworth 55 +1 volta
18 Heikki Kovalainen Caterham-Renault 55 +1 volta
19 Pastor Maldonado Williams-Renault 54 +2 voltas
20 Charles Pic Marussia-Cosworth 54 +2 voltas
21 Narain Karthikeyan HRT-Cosworth 54 +2 voltas
22 Pedro de la Rosa HRT-Cosworth 54 +2 voltas
Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari 46 +10 voltas
Romain Grosjean Lotus-Renault 3 +53 voltas

Volta mais rápida: Raikkonen, 1:40.722

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.