F1 – Alonso continua confiante no título de 2012

quinta-feira, 25 de outubro de 2012 às 15:02
Fernando Alonso

Fernando Alonso - Ferrari 2012

Fernando Alonso continua convencido de que ainda pode conquistar o campeonato deste ano, apesar do domínio de Sebastian Vettel nas últimas corridas.

Vettel transformou um déficit de 39 pontos em uma vantagem de seis pontos em apenas três corridas, depois de conquistar três vitórias consecutivas.

Em contraste, seu rival Alonso terminou em terceiro duas vezes e abandonou uma vez.

Mas o espanhol insistiu que, apesar da força da Red Bull, ele ainda está em uma posição perfeita para bater Vettel e tornar-se o mais jovem campeão três vezes da história da F1.

“Minha situação é muito boa. Na verdade, é a segunda melhor situação para um piloto”, disse Alonso na Índia nesta quinta-feira. “Com quatro corridas para o final, temos quase os mesmos pontos que Vettel e todas as possibilidades abertas para o campeonato. Estamos na situação que queríamos, lutando pelo título até o final.”

“É verdade que nas últimas corridas, a Red Bull tem sido muito forte e rápida, mas temos visto neste ano que tem havido altos e baixos para todos, por isso temos de melhorar a nossa situação, nosso nível de competitividade e tentar batê-los.”

“Quanto a minha motivação, está melhor do que nunca. E não só a minha, toda a equipe está muito motivada, todos na equipe querem este campeonato.”

“Lutamos o ano todo com o nosso carro, especialmente na primeira parte da temporada e agora, com quatro corridas pela frente, vamos partir para o ataque total com todos na equipe muito concentrados.”

Alonso, que liderou o campeonato desde o GP da Europa até a Coreia, diz que a chave para a conquista do título será ter quatro corridas sem problemas.

O espanhol não conseguiu marcar apenas duas vezes, quando sofreu acidentes na primeira volta em Spa e Suzuka.

“No momento, temos visto que a Red Bull tem talvez o carro mais rápido, especialmente no sábado”, disse ele. “Eles vão tentar tirar o máximo proveito deste ponto forte e vamos tentar usar nossos pontos fortes.”

“É uma questão de forçar tudo nos limites agora, o desenvolvimento do carro, a estratégia e a abordagem aos fins de semana, mas isso não é diferente, na verdade é isso que nós temos feito o ano todo.”

“Estávamos liderando o campeonato até a Coreia graças à nossa consistência e evitando cometer erros. Nós produzimos 16 corridas perfeitas e agora temos de produzir mais quatro e, se fizermos isso, estaremos muito perto de vencer o campeonato.”

Alonso está consciente que a Ferrari precisa ser mais forte na classificação, a fim de evitar o tipo de incidente que o forçou a abandonar na Bélgica e Japão.

“Tudo depende da posição em que você larga. Se você largar na pole, evita 99% dos acidentes, por isso temos de melhorar o nosso ritmo no sábado e largar na frente para evitar esses incidentes.”

“Mas não há uma ação específica que você pode tomar para evitar acidentes na primeira volta. Nós sempre largamos com muita calma, não correndo muitos riscos e os abandonos saíram totalmente fora de nossas mãos. Aconteceu conosco, mas pode acontecer com os outros também. Geralmente, ao longo de um período tudo se equilibra.”

 

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.