F1 – Alonso conquista a primeira vitória da Ferrari na temporada

domingo, 10 de julho de 2011 às 13:29

f111-alonso-inglaterra-sabado615

A Ferrari finalmente conquistou sua primeira vitória na temporada 2011 da Fórmula 1, com Fernando Alonso tendo uma atuação impecável no GP da Inglaterra deste domingo em Silverstone e também sendo ajudado pela sorte.

Sebastian Vettel, da Red Bull, mais uma vez vinha dominando o evento, mas perdeu muito tempo em sua segunda parada para troca de pneus, sendo ultrapassado por Alonso e Lewis Hamilton, da McLaren. Vettel deixou Hamilton para trás e terminou em segundo, apesar de uma perda de rendimento no final e da pressão de seu companheiro de equipe Mark Webber, terceiro colocado.

Hamilton também perdeu ritmo nas últimas voltas e teve de segurar Felipe Massa (Ferrari) como pôde. Os dois tiveram um duelo espetacular, contornando as curvas finais lado a lado com direito a toques, e o piloto da casa levou a melhor para chegar em quarto.
Nico Rosberg (Merdeces) foi o sexto, seguido por Sergio Perez (Sauber), que teve uma ótima atuação e terminou à frente de Nick Heidfeld (Renault) e Michael Schumacher (Mercedes). Jaime Alguersuari voltou a marcar pontos para a Toro Rosso com a décima colocação.
A corrida começou sem chuva, mas com a pista ainda bastante molhada. Webber largou mal e perdeu a liderança para Vettel, que rapidamente começou a abrir uma vantagem confortável. Alonso se manteve em terceiro, enquanto Massa chegou a ser superado por Jenson Button (McLaren), mas deu o troco após uma boa disputa com o inglês.
Hamilton fez uma primeira volta espetacular, subindo da décima colocação no grid para quinto depois de ultrapassar seu companheiro Button. O piloto da McLaren começou a pressionar Massa, mas escapou do traçado na Brooklands na quarta volta. Ele conseguiu retornar sem maiores consequências, apesar de ter perdido contato com o brasileiro.
Enquanto Vettel sumia na frente, Alonso começou a pressionar Webber na luta pelo segundo lugar e Hamilton voltou a fazer o mesmo com Massa. O britânico chegou a ultrapassar a Ferrari por fora na 12ª volta, mas retardou demais a freada e escapou no mesmo ponto onde já havia saído do circuito. Mais uma vez, ele retornou sem problemas.
Na volta 8, Schumacher perdeu o ponto de freada na curva 6 e atingiu Kamui Kobayashi, provocando uma rodada do piloto da Sauber. O alemão perdeu o bico, foi forçado a entrar nos boxes e aproveitou para ser o primeiro a colocar pneus slick. Quase imediatamente, ele iniciou uma sequência de voltas mais rápidas, mas foi punido com um stop-and-go devido ao incidente.
As voltas posteriores à primeira rodada de pit-stops foram marcadas por disputas duplas entre Ferrari e McLaren. Button ultrapassou Massa para ganhar o quinto lugar na 14ª passagem; quase no mesmo momento, seu companheiro Hamilton superou Alonso e subiu para terceiro. No entanto, o espanhol voltou a render melhor e recuperou a posição dez voltas depois, levando Hamilton a iniciar a segunda sequência de paradas.
Surpreendentemente, a Red Bull prejudicou tanto Vettel quanto Webber em seus respectivos pit-stops. Os dois perderam muito tempo e caíram para terceiro e quarto, cedendo a liderança a Alonso e o segundo posto para Hamilton. Com um ritmo forte, Vettel colou na McLaren e começou a pressionar o rival. Ele não conseguiu ultrapassar na pista, mas fez sua terceira parada uma volta antes e ganhou a posição.
A falta de sorte de Button na sua corrida em casa continuou. Ele teve de abandonar imediatamente depois de seu terceiro pit-stop, quando percebeu que sua roda dianteira direita estava solta. Hamilton passou a ser o único piloto da McLaren na prova, e foi avisado pela equipe que precisaria economizar combustível para chegar ao final. Webber se aproximou e fez uma bela ultrapassagem por fora na Brooklands.
Na frente, Alonso abriu uma vantagem significativa e seguiu tranquilo rumo à primeira vitória da Ferrari na temporada. Vettel suportou a pressão de Webber para garantir um resultado que ampliou sua folga na pontuação, e Hamilton levou a melhor na disputa emocionante com Massa nas últimas curvas para chegar em quarto.

Classificação da prova:

Pos  Piloto        Equipe                     Tempo
 1.  Alonso        Ferrari                    1h28:41.194      
2. Vettel Red Bull-Renault + 16.511
3. Webber Red Bull-Renault + 16.947
4. Hamilton McLaren-Mercedes + 28.986
5. Massa Ferrari + 29.010
6. Rosberg Mercedes + 1:00.665
7. Perez Sauber-Ferrari + 1:05.590
8. Heidfeld Renault + 1:15.542
9. Schumacher Mercedes + 1:17.912
10. Alguersuari Toro Rosso-Ferrari + 1:19.108
11. Sutil Force India-Mercedes + 1:19.712
12. Petrov Renault + 1:20.600
13. Barrichello Williams-Cosworth + 1 volta
14. Maldonado Williams-Cosworth + 1 volta
15. Di Resta Force India-Mercedes + 1 volta
16. Glock Virgin-Cosworth + 2 voltas
17. D'Ambrosio Virgin-Cosworth + 2 voltas
18. Liuzzi HRT-Cosworth + 2 voltas
19. Ricciardo HRT-Cosworth + 3 voltas
Abandonos: Piloto Equipe Voltas Button McLaren-Mercedes 11 Buemi Toro Rosso-Ferrari 26 Kobayashi Sauber-Ferrari 28 Trulli Lotus-Renault 41 Kovalainen Lotus-Renault 49


LS – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.