F1 – Allison revela onde a Ferrari melhorou

sábado, 28 de março de 2015 às 15:25
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James Allison

Enquanto a Ferrari continua a impressionar, o diretor técnico James Allison explica onde o carro de 2015 melhorou em relação a versão de 2014.

“Em termos de tempo de volta pura, os ganhos são quase iguais entre chassis e unidade de potência”, ele disse a repórteres em Sepang hoje. “No lado do chassis, os ganhos  fundamentais são aerodinâmicos, porque esse é o item que possui a maior autoridade para colocar  tempo de volta no carro.”

“Então, no lado do chassis é 80% aero e 20% ganhos úteis feitos na eficiência de refrigeração do carro, que depois se traduz também em aero, o que nos permitiu ter um carro mais afilado na parte de trás.”

Olhando para os tempos de hoje (em Sepang) nos stints mais longos, e em Melbourne, alguns acreditam que Ferrari está perto de igualar o ritmo de corrida da Mercedes. “Eu não sei”, admite o britânico. “Nós vamos descobrir no domingo, mas a nossa degradação dos pneus está boa (baixa) e nosso ritmo é razoavelmente bom. Mas todo mundo usa a sexta-feira de forma diferente, de modo que você nunca sabe o que os outros estavam fazendo. Mas sentimos que foi um bom dia.”

Assim como o chefe da equipe, Maurizio Arrivabene e o presidente da empresa, Sergio Marchionne, Allison se recusa a imputar um grande avanço em sua unidade de potência.

“É um pouco cedo para ter certeza disso”, ele admite. “A maneira como se julga isso é embaçada. A primeira vez que você começa a ver o quanto de downforce e potência você tem é na classificação, que é quando você tem certeza de que os outros estão com o mesmo combustível que você e tentando fazer o melhor tempo possível.”

“A maneira como você tenta separar o downforce da potência é a forma como o carro acelera. Se o carro tem mais downforce você já sai da curva em velocidade mais alta e as vezes as pessoas confundem isso com potência de motor, por isso é só depois de algumas corridas que a imagem real emerge.”

“A partir da análise Melbourne, parece que demos um bom passo em frente com o carro e a perda relativa para a Mercedes pode ser dividida igualmente entre o chassi e a unidade de potência.”

Em termos de reduzir o défice para Mercedes, ele diz: “Nós não vamos ser conservadores, vamos ficar continuamente desenvolvendo o carro o mais rápido que pudermos. Nossa fábrica está lotada de novos desenvolvimentos para o carro neste momento.”

“O programa de aero está indo muito bem”, continua ele. “Estes regras de aerodinâmica ainda são bastante novas, assim podemos esperar mais disso e o do motor. A situação com os tokens (fichas) este ano é muito diferente do ano passado e podemos fazer mais durante o ano. Você precisa ter certeza de que você ganhou potência para colocar nos tokens, mas três é um número importante, mesmo que não pareça muito, uma vez que você ‘compra’ um upgrade de combustão, o que é bastante significativo em relação à velocidade final do motor.”

AS - www.autoracing.com.br

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