F1 – Allison: Piloto representa 20 por cento do pacote

quinta-feira, 23 de junho de 2016 às 12:55
Sebastian Vettel

Sebastian Vettel

James Allison, diretor técnico da Ferrari, acha que os pilotos atualmente representam apenas 20 por cento do pacote global de um carro de Fórmula 1 moderno.

Os carros atuais da F1 têm sido criticados por serem muito técnicos e tem havido sempre um debate sobre o papel que um piloto representa ao vencer corridas em comparação com o chassis e o motor do pacote. Alguns críticos também disseram que a F1 se tornou uma fórmula de motor desde a introdução do turbo V6 em 2014, que levou a ênfase para longe da aerodinâmica, mas Allison acha que a importância de ambas as partes ainda é igual.

Quando perguntado sobre como os pilotos importantes estavam em qual proporção, Allison disse: “Tal como está, no momento, provavelmente colocaria 20:40:40 – com o piloto sendo os 20 e o motor e chassi com o restante”.

Embora alguns sugerirem que as regras de 2017 vão mudar a ênfase de volta para a aerodinâmica depois de três temporadas de domínio de motor, Allison está certo que a unidade de potência ainda será uma parte muito importante de todo o pacote.

“No próximo ano vamos ver a aerodinâmica e o chassi assumindo uma posição ligeiramente mais proeminente nessa proporção, mas não tanto, a unidade de potência ainda vai ser extremamente importante no próximo ano também”.

IB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.