F1 – Algumas curvas serão ‘casos especiais’ nos limites de pista

segunda-feira, 24 de março de 2014 às 15:55

GP da Austrália

Exceções serão feitas para as regras relativas ao abuso de limites de pista onde elas são necessárias, de acordo com Charlie Whiting, diretor de provas da FIA.

Após o GP da Austrália, num resumo que foi publicado pela FIA, Whiting observou que os pilotos tinham discutido que “certas curvas em determinados circuitos exigem um tratamento especial” quando forem julgar se um piloto tinha ganho uma vantagem, indo para fora da pista.

“Os limites da pista tornaram-se um assunto muito subjetivo”, o resumo observou. “Fundamentalmente, o piloto é obrigado a usar a pista em todos os momentos. Se qualquer parte do carro permanece dentro dos limites das linhas brancas, considera-se estar dentro da pista. Se tem todas as quatro rodas depois das linhas brancas, está fora da pista”.

“Um piloto é autorizado a sair da pista e voltar, sem penalidade, desde que faça de forma segura e desde que não ganhe uma vantagem. Cabe a nós decidir se ele ganhou uma vantagem por estar fora da pista. Os circuitos são projetados de modo que quem vai para fora da pista deve ser sempre mais lento – ou pelo menos, não mais rápido”.

“Minha opinião é que se você tiver duas rodas numa zebra irregular e duas na grama artificial, não é mais rápido. Nem todo mundo compartilha esse ponto de vista, mas é aceito pela maioria”.

“Em Jerez, fizemos uma reunião com os pilotos para discutir o assunto. Eles concordaram com o ponto de vista geral, mas argumentaram que existem certas curvas em determinados circuitos que requerem tratamento especial. Portanto, vamos tratar cada circuito individualmente ao invés de fazer uma regra comum”.

Os limites de pista foram um ponto de discórdia na última corrida da temporada passada no Brasil, onde Felipe Massa foi penalizado por cortar repetidamente a pista na entrada dos pits na última curva da pista de Interlagos. Os comissários tinham emitido uma notificação antes da corrida que os pilotos que cortassem a curva seriam punidos.

Uma atualização para as regras de 2014 afirma que os pilotos não devem obter qualquer vantagem “duradoura”, ao deixar a pista.

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