F1 – Alemanha 2010: Alonso comanda dobradinha polêmica da Ferrari

domingo, 24 de julho de 2011 às 10:22

f110-alonso-italia-sabado-cockpit350Fernando Alonso, da Ferrari, conquistou sua segunda vitória na temporada 2010 no GP da Alemanha disputado neste domingo em Hockenheim, depois que seu companheiro de equipe Felipe Massa abriu passagem.

O brasileiro vinha liderando a prova após fazer uma ótima largada, deixando a dupla da primeira fila – Alonso e o pole position Sebastian Vettel, da Red Bull – para três na primeira curva. No entanto, a 18 voltas do final, Massa recebeu uma ordem indireta de seu engenheiro pelo rádio.

Vettel completou o pódio em terceiro, seguido pelas McLarens, com Lewis Hamilton à frente de Jenson Button. Mark Webber (Red Bull) foi apenas o sexto, tendo enfrentado problemas de consumo de óleo em seu carro. Renault e Mercedes preencheram o restante do top 10, com Robert Kubica, Nico Rosberg, Michael Schumacher e Vitaly Petrov.

Pela segunda corrida consecutiva, Vettel largou mal. Enquanto ele se concentrava apenas em Alonso, tentando em vão se defender espremendo o espanhol contra o muro dos boxes, Massa tirou proveito máximo de sua excelente largada e ultrapassou ambos, assumindo a ponta. Hamilton também saiu forte, inicialmente superando seu companheiro Button e logo em seguida deixando Webber para trás na freada do hairpin.

Nesse mesmo ponto do circuito, Sebastien Buemi (Toro Rosso) foi atingido por três por seu companheiro de equipe Jaime Alguersuari, sendo forçado a abandonar devido aos danos significativos em seu carro. O espanhol precisou entrar nos boxes para fazer reparos, assim como os pilotos da Force India, Adrian Sutil e Vitantonio Liuzzi, que também se envolveram.

Vettel foi o primeiro a parar para colocar os pneus duros, na volta 13. Alonso e Webber entraram na 14, seguidos por Massa e Hamilton na 15. As Ferraris voltaram na mesma ordem, mas Massa nitidamente começou a enfrentar dificuldades com o composto mais duro. Kubica parou na 18ª passagem e voltou imediatamente à frente de Schumacher, se defendendo bem do alemão para manter o 11º lugar.

Button fez a troca de pneus na volta 23 após liderar por algum tempo e retornou à pista atrás de seu companheiro Hamilton. Nico Rosberg (Mercedes) adotou uma estratégia similar, parando na 25ª volta e voltando à frente de Schumacher.

Nove giros depois, Pedro de la Rosa (Sauber) ultrapassou Nico Hulkenberg (Williams) no hairpin. Ambos ainda não haviam parado; o alemão entrou na volta seguinte, enquanto o espanhol continuou até a 53ª passagem. De la Rosa teve de voltar aos boxes na volta 60, quando perdeu o bico ao ser fechado pelo retardatário Heikki Kovalainen (Lotus). O finlandês foi obrigado a abandonar.

Na volta 49, ocorreu o lance mais polêmico da prova. Massa deixou Alonso passar após ouvir pelo rádio que seu companheiro de equipe era mais veloz, aparentemente uma ordem indireta para que os dois trocassem de posição. O bicampeão mundial então seguiu tranquilo na frente até o final. Já o brasileiro viu a aproximação de Vettel, mas se manteve em segundo para garantir a dobradinha da Ferrari.

Classificação da prova:

Pos.    Piloto        Equipe            Tempo
1.    Alonso        Ferrari            1h28:38.866
2.    Massa        Ferrari            a 4.196
3.    Vettel        Red Bull-Renault    a 5.121
4.    Hamilton    McLaren-Mercedes    a 26.896
5.    Button        McLaren-Mercedes    a 29.482
6.    Webber        Red Bull-Renault    a 43.606
7.    Kubica        Renault            a 1 volta
8.    Rosberg    Mercedes        a 1 volta
9.    Schumacher    Mercedes        a 1 volta
10.    Petrov        Renault            a 1 volta
11.    Kobayashi    Sauber-Ferrari        a 1 volta
12.    Barrichello    Williams-Cosworth    a 1 volta
13.    Hulkenberg    Williams-Cosworth    a 1 volta
14.    De la Rosa    Sauber-Ferrari        a 1 volta
15.    Alguersuari    Toro Rosso-Ferrari    a 1 volta
16.    Liuzzi        Force India-Mercedes    a 2 voltas
17.    Sutil        Force India-Mercedes    a 2 voltas
18.    Glock        Virgin-Cosworth        a 3 voltas
19.    Senna        HRT-Cosworth        a 4 voltas

Abandonos:

Kovalainen –   Lotus-Cosworth,               58 voltas
Di Grassi –    Virgin-Cosworth,              51 voltas
Yamamoto –     HRT-Cosworth,                 20 voltas
Trulli –       Lotus-Cosworth,               4 voltas
Buemi –        Toro Rosso-Ferrari,           2 voltas

LS – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.