F1 – Ajustes aumentariam o som dos motores V6, segundo Illien

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015 às 9:30

Escapamento "megafone" da Mercedes

Mario Illien diz que é possível que ajustes na geração atual dos motores V6 turbo possam produzir um som mais alto na Fórmula 1.

Ele disse à Auto Motor und Sport da Alemanha que o maior problema é a configuração da válvula de descarga. “Ela não sopra na atmosfera, mas no escapamento, que é bastante longo e espesso, e o som é perdido”, declarou Illien.

Ele afirmou que, se outra válvula sair separadamente, “o som que o motor produz iria diretamente para fora e você o ouviria muito melhor”.

Contudo, Illien avisou que sua solução só produziria mais ruído em certas “fases” de operação da unidade de potência, como quando a bateria estiver totalmente carregada. “Na corrida, o benefício seria menor”, admitiu ele.

Illien também disse que o regulamento atual estabelece a posição da válvula de descarga, especulando: “A FIA provavelmente estava preocupada com a possibilidade de ela ser usada para alguns truques aerodinâmicos”.

Segundo ele, um escapamento mais curto ajudaria, enquanto o assobio típico do turbo seria mais alto na F1 se um bi-turbo fosse introduzido. E Illien afirmou que se o fluxo de combustível máximo atual fosse aumentado, o motor também faria mais barulho.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.