F1 – Adrian Newey: Narizes de 2014 podem ser perigosos

terça-feira, 28 de janeiro de 2014 às 13:18

Red Bull RB10

Adrian Newey acha que os narizes da F1 de 2014 não são somente feios mas podem trazer um novo perigo.

A F1 adotou narizes baixos neste ano, numa tentativa de evitar que carros sejam lançados no ar em impactos na traseira de outros carros.

Mas Newey teme que os novos projetos possam agora levarem os carros a entrarem por baixo das estruturas de colisão traseira, ao bater num rival por trás.

“A regra foi introduzida na sequência de pesquisas feitas pela FIA demonstrando que a altura mais baixa do nariz reduz as chances dos carros serem projetados para cima – como no acidente que Mark [Webber] teve quando atingiu a traseira de [Heikki] Kovalainen em Valência há alguns anos atrás”, disse Newey em Jerez.

“Eu devo admitir que estou preocupado que o oposto possa acontecer agora – que os carros efetivamente afundem no impacto”.

“Então ao atingir a traseira de um carro, irá para debaixo dele e acabará sob a estrutura de colisão traseira, que acho um cenário muito pior”.

Newey também criticou a aparência dos narizes.

“Acho uma vergonha que as regras criem soluções feias, como já vimos em alguns dos carros que foram lançados”, disse ele.

“Não é uma questão estritamente técnica, temos de projetar um carro que sentimos ter o melhor desempenho, independentemente do estilo”.

“Mas acho que a forma dos carros, o som dos carros, é tudo parte do teatro da F1. E é uma pena se os carros não são atraentes”.

 

IB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.