F1 – Ação em Fiorano com Mick Schumacher, Callum Ilott e Robert Schwartzman

quarta-feira, 30 de setembro de 2020 às 17:04

Callum Ilott, Mick Schumacher e Robert-Shwartzman

Antes de suas respectivas estreias no TL1 em Nurburgring e Yas Marina, Robert Shwartzman, Callum Ilott e Mick Schumacher estiveram em ação em Fiorano hoje.

Cada um dos alunos da Academia da Ferrari correu atrás do volante de um SF71H 2018 como parte de seu programa # RoadToF1.

Schumacher e Ilott irão participar da primeira sessão de treinos livres do GP da Eifel (Alemanha) no dia 9 de outubro, com Alfa Romeo e Haas, respectivamente, enquanto Schwartzman fará sua estreia na sexta-feira no GP de Abu Dhabi em dezembro.

O primeiro foi Schwartzman, que tem três vitórias na Fórmula 2 até agora neste ano. Para o russo de 21 anos, esta foi a primeira vez que ele guiou um carro de Fórmula 1.

Ele saiu para uma volta de instalação às 9,03 e vinte minutos depois começou sua primeira corrida real. O jovem, que faz parte da Academia da Ferrari desde 2017, começou cauteloso, mas logo pegou o jeito do carro e da pista.

A vez de Ilott chegou ao meio-dia. O inglês está na Academia da Ferrari desde 2018 e atualmente é o segundo colocado na Fórmula 2, com três vitórias.

Esta foi sua primeira vez ao volante de uma Ferrari, embora o jovem de 21 anos de Cambridge tenha experimentado um Alfa Romeo com motor Ferrari no teste pós-GP da Espanha no ano passado no circuito de Barcelona.

Ilott completou um bom número de voltas na pista de 2.976 metros, correndo em ritmo constante; preparação perfeita para sua estreia em Nurburgring.

Às 15 horas, foi a vez de Schumacher, atual líder do campeonato da Fórmula 2, com duas vitórias.

O alemão de 21 anos está na Academia da Ferrari desde 2019 e esta não foi sua primeira vez ao volante de uma Ferrari.

Em 2019, ele dirigiu o SF90 daquele ano no Bahrain, também tendo algumas voltas no Alfa Romeo no mesmo teste. Schumacher concluiu seu programa, que visa se familiarizar com um carro de Fórmula 1, depois de tantas corridas na categoria júnior nos últimos meses.

Além dos compromissos da F1 na Alemanha na próxima semana, há agora uma longa pausa no calendário da Fórmula 2 até as duas rodadas no Bahrain em 28 e 29 de novembro e 5 e 6 de dezembro.

“Sonhei com o dia em que guiasse um carro de Fórmula 1 pela primeira vez desde que era criança”, disse Schwatzman, “ e finalmente hoje foi o dia. Guiar esse carro foi fantástico e muito divertido.”

“A potência é o que mais impressiona: quando você acelera, a potência parece nunca acabar. Os freios são igualmente impressionantes: o carro para quando parece que é tarde demais para fazer a curva.”

“Além da condução propriamente dita, também foi especial trabalhar com a equipe. São muitos e prestam atenção a cada pequeno detalhe. Realmente trabalham a um nível muito elevado. Obrigado a todos que tornaram possível este dia memorável. ”

“Este foi um dia inesquecível”, acrescentou Ilott. “Já tinha conseguido guiar um carro de Fórmula 1 no ano passado, mas hoje consegui controlar o carro a apenas dez dias da minha estreia no fim-de-semana do Grande Prémio. Foi muito útil e agradeço a Ferrari por me dar esta oportunidade.”

“O que me impressionou sobre o SF71H foi sua eficiência aerodinâmica, o que significa que você tem níveis de aderência que você simplesmente não encontra em outras categorias. Depois, há a extrema potência do motor e a frenagem instantânea.”

“Gostaria de agradecer à Ferrari e ao FDA por me darem a oportunidade de sentar ao volante de um carro de Fórmula 1 com motor híbrido, poucos dias antes da minha estreia no fim de semana do GP em Nurburgring”, disse Schumacher. “Foi muito útil voltar a habituar-me a todos os procedimentos, que são bastante complexos, e também à forma como uma equipe trabalha neste nível superior do esporte.”

“Há algumas semanas, em Mugello, eu dirigi um F2004, um carro incrível, mas bastante antiquado agora. Pegar o volante de um carro híbrido de 2018 me permitiu entender como a eletrônica é importante para a UP e o progresso absurdo que a Fórmula 1 fez em termos de aerodinâmica.”

“Mal posso esperar para entrar no cockpit na Alemanha e será bom participar de uma sessão de treinos pela primeira vez na frente da minha torcida. Na equipe, há alguns mecânicos que trabalharam com meu pai e isso tornará o dia ainda mais especial. ”

“Estou muito satisfeito com a forma como foi hoje”, disse Marco Matassa, Chefe do Departamento Técnico da Academia da Ferrari. “Gostaria de agradecer à equipe de corrida da Scuderia Ferrari por seu apoio, porque no meio de uma temporada tão agitada, não é fácil mudar a configuração do carro para atender às necessidades individuais de todos os três pilotos, ajudando-os a chegar a lidar com algo tão complexo como um carro de Fórmula 1 com motor híbrido.”

“Na frente técnica, estou feliz com a maneira como Mick, Callum e Robert se acostumaram rapidamente ao SF71H. Para dois deles, esta não foi a primeira vez em um carro de Fórmula 1, mas mesmo assim não é fácil mudar o estilo de tocada exigido de um carro de Fórmula 2 para um mais adequado para a Fórmula 1. O carro tem muito mais potência, um sistema de freios significativamente mais sofisticado e direção hidráulica que exige sensibilidade e precisão para uso adequado. No entanto, todos foram rápidos e imediatamente começaram a correr num bom ritmo. Acredito que as voltas que fizeram hoje serão muito úteis quando Mick e Callum correrem na sexta-feira em Nurburgring.”

“Em um nível puramente emocional, foi maravilhoso ver os rapazes em seus macacões de corrida vermelhos na frente de sua Ferrari, posando para a foto do grupo, especialmente com Robert, que estava fazendo sua primeira pilotagem em um carro de Fórmula 1, que é um momento inesquecível para qualquer piloto. ”

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AS - www.autoracing.com.br

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