F1 – Abordagem completamente nova para pilotar em 2014

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014 às 13:46

James Allison e Fernando Alonso

Os pilotos de Formula 1 terão de aprender toda uma nova maneira de competir neste ano por causa das novas exigências sobre a economia de combustível, avalia a Ferrari.

Com pilotos limitados a apenas 100 kg de combustível para uma corrida, as equipes não têm dúvida de que a gestão do uso de combustível será a chave para o sucesso em 2014.

Mas, enquanto a economia de combustível sempre foi um desafio, o diretor técnico da Ferrari, James Allison disse que simulações iniciais indicam que a situação será tão extrema este ano que os pilotos terão de treinar a melhor forma de fazê-lo.

Falando após a primeira experiência de Fernando Alonso no carro de 2014 no simulador da Ferrari, antes do Natal, Allison disse que o grupo de engenheiros ficou intrigado com o que o espanhol disse sobre o comportamento dos carros.

“Alonso tem usado o simulador e tem sido interessante para nós”, explicou Allison sobre como os carros de 2014 estão se desenvolvendo para comparar com os carros do ano passado.

“Fernando nos deu alguns comentários e detalhes que foram importantes para a equipe em termos de coisas que podemos controlar durante os treinos e na corrida”.

“Durante os treinos livres, o carro terá mais energia elétrica disponível e o carro pode rodar no limite de fluxo de combustível, que é 100 kg por hora”.

“Na corrida será diferente. Para algumas corridas (100 kg de combustível) é mais do que suficiente, mas para outras corridas você precisa ter cuidado para administrar o combustível em cada volta”.

“Esta maneira diferente de pilotar precisa ser praticada – para aprender a melhor forma de ser rápido, mas sem usar muito combustível”.

Além de ter que gerenciar combustível de uma maneira totalmente diferente, os pilotos de F1 também estão se preparando para um novo tipo de comportamento do carro em 2014.

Jenson Button falou no mês passado sobre o torque extremo dos novos motores que fazem com que seja extremamente difícil para os pilotos controlarem.

“Você precisa de um pedal de acelerador com um metro de comprimento para controlar o torque do motor”, disse ele.

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