F1 – Abiteboul diz que não haverá dois limites orçamentais em 2021

domingo, 19 de abril de 2020 às 13:00

Cyril Abiteboul

F1 não deve aplicar um limite orçamental de “duas velocidades” no próximo ano, segundo o chefe da Renault, Cyril Abiteboul.

Enquanto algumas pequenas equipes dizem que apenas um limite drasticamente reduzido garantirá a sua sobrevivência na sequência da crise do coronavírus, as equipes do topo – nomeadamente a Ferrari – têm outras ideias.

“Talvez a resposta não seja um único limite orçamental igual para todas as equipes”, disse Mattia Binotto, chefe da Ferrari.

O argumento é que as equipes do topo seriam prejudicadas por um limite baixo, porque devem gastar uma parte desse montante em componentes que outras equipes lhes compram”.

“O limite está completamente em discussão”, confirmou a Abiteboul à revista Auto Hebdo da França. “Mas penso que temos de ter cuidado para não questionar tudo. Somos a favor de manter a simplicidade e de alterar apenas o limite máximo”.

“Começar a pensar em diferentes tetos, dependendo se você é um construtor, uma fabricante de motores, uma equipe cliente – estas são complicações que são desnecessárias. Tudo isso já está previsto no regulamento financeiro”, insistiu o francês. “Tudo o que temos de fazer é terminar o trabalho”.

Abiteboul argumenta mesmo que os salários dos pilotos, que inicialmente estavam excluídos do limite máximo, deveriam estar sujeitos a um limite de custos separado. “Esta crise criou circunstâncias favoráveis para outras medidas em relação às quais, até agora, temos vindo a adiar coletivamente”, afirmou.

“Nestes tempos, em que todos vão ter de apertar o cinto, esta parece ser uma mensagem necessária. Se as equipes do topo tiverem que fazer centenas de gastos à luz do limite orçamental e se continuarmos a pagar aos pilotos várias dezenas de milhões por ano, acho que há algo de errado nisso”, acrescentou Abiteboul.

Clique AQUI para fazer suas apostas esportivas

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.