F1 – A verdade por trás do protesto da Mercedes em Suzuka

terça-feira, 11 de outubro de 2016 às 19:11
Hamilton vs Verstappen - Suzuka 2016

Hamilton vs Verstappen – Suzuka 2016

O jornal alemão Autobild trouxe a tona a verdade por trás do protesto da Mercedes, em relação à manobra de defesa de Verstappen sobre Hamilton em Suzuka.

Eles descobriram por que a Mercedes fez o protesto e mais tarde o retirou. Como todos sabemos Verstappen se moveu durante a frenagem, quando Hamilton tentou ultrapassá-lo na volta 52. A manobra só não terminou numa batida porque Hamilton conseguiu desviar do Red Bull e passar reto na chicane. Com esta manobra Verstappen teria quebrado a regra 27.7 do Regulamento Esportivo da FIA. Mas como as pessoas no Twitter viram, Hamilton escreveu um tweet dizendo:

‘Pessoas falando sobre um protesto Mercedes estão erradas. Algum idiota fez a história e o resto copiou. Max guiou muito bem e isso é tudo’.

O que está perfeitamente em linha com a história de Toto Wolff após a corrida à RTL alemã, que elogiou o jovem holandês, dizendo como sua natureza desportiva quer ver ações como esta, mas também que, por vezes, os comissários têm uma opinião diferente.

O que ambos não sabiam, e o que a história do Autobild diz agora é que; na primeira reunião dos Comissários Desportivos, os dois comissários italianos Enzo Spano e Emanuelle Pirro ao lado do colega japonês Takashi Mitarashi teriam votado contra a decisão do comissário australiano Garry Connelly, resultando em “no further action”, ou “sem medidas a tomar”.

Connelly, no entanto, tem a fama de ser bastante duro e não ficou satisfeito com o referido resultado. Então, ele assumiu a responsabilidade pelas próprias mãos, e foi até o motorhome da Mercedes tentando convencer os chefes a protestar. Nesse meio tempo, tanto Toto Wolff quanto Niki Lauda já estavam em um avião e Connelly só encontrou Paddy Lowe e Ron Meadows.

E ambos concordaram alegremente com Connelly e disseram que queriam protestar. Algum tempo mais tarde, Hamilton descobriu e telefonou para Wolff dizendo que ele mesmo se opunha ao caso. Como afirmado anteriormente, Wolff sentiu o mesmo e a partir de seu avião, ele entrou em contato com a FIA exigindo a retirada do protesto.

Claro que na hora em que os repórteres souberam do protesto e só depois viram o twitter sabendo como Hamilton se sentia em relação ao ocorrido, houve uma pequena tempestade.

Regra 27.7 do Regulamento Esportivo da FIA
Any driver defending his position on a straight, and before any braking area, may use the full width of the track during his first move, provided no significant portion of the car attempting to pass is alongside his. Whilst defending in this way the driver may not leave the track without justifiable reason.

Tradução: Qualquer piloto defendendo sua posição em uma linha reta, e antes de qualquer área de frenagem, pode usar a largura completa da pista durante o seu primeiro movimento, desde que uma parte não significativa do carro tentando ultrapassar não esteja ao seu lado. Embora defendendo desta forma, o piloto não pode sair da pista sem razão justificável.

Veja o vídeo:

AS - www.autoracing.com.br

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