F1 – A situação dos motores para as corridas restantes em 2012
sábado, 10 de novembro de 2012 às 10:25
Motor do carro da Ferrari
Pelo regulamento da F1, cada piloto tem direito a utilizar um número máximo de oito motores em seus carros ao longo de uma temporada. E todos os principais competidores já atingiram este número, quando restam duas corridas para o final do campeonato de 2012.
A situação de Sebastian Vettel (Red Bull), teoricamente, é a mais tranquila. O líder do campeonato utilizou seu oitavo propulsor pela primeira vez no GP do Japão, a 15ª das 20 etapas previstas. A dupla da McLaren, Lewis Hamilton e Jenson Button, está na mesma situação.
Fernando Alonso (Ferrari), que está 10 pontos atrás de Vettel e liderou a maior parte do campeonato, contou com seu oitavo motor já no GP da Itália, 13ª corrida. Mark Webber, da Red Bull, não tem mais motores novos desde a Coreia, 16ª etapa.
Importante salientar que os pilotos poderão utilizar qualquer um dos seus oito motores ao longo dos eventos restantes em 2012, e não há uma informação a respeito das estratégias das equipes nesse sentido. A punição de 10 posições no grid só ocorrerá para aquele que precisar utilizar um nono propulsor.
Alonso teve duas falhas de motor, no Bahrain e na Malásia, mas ao menos o primeiro pode ser reparado para posterior uso na China. Em relação a Vettel, seu motor usado na Coreia cumpriu distâncias de corrida na Alemanha e na Bélgica, e a falha se deu no pistão número quatro. Seu propulsor no Brasil será o mesmo usado nos traçados de rua de Mônaco e Cingapura, que não exigiram muito esforço.
campeonato, carros, competidores, direito, f1, fernando alonso, ferrari, mclaren, motores, numero, red bull, regulamento, Sebastian Vettel, temporada
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.