F1 – A Netflix está produzindo uma série sobre Ayrton Senna!

quinta-feira, 3 de setembro de 2020 às 16:06

Ayrton Senna

O documentário Senna é amplamente considerado um dos melhores documentários esportivos de todos os tempos. Totalmente feito com imagens de arquivo, “Senna” cobriu a vida e a carreira do tricampeão mundial de Fórmula 1 Ayrton Senna. A história de vida de Senna certamente pode resultar em uma ótima série com roteiro, e a Netflix supostamente fará exatamente isso.

De acordo com a revista Variety, a Netflix deve produzir uma minissérie com roteiro de oito episódios sobre o piloto brasileiro. Com estreia marcada para 2022, o show cobrirá a vida de Senna, desde sua mudança para a Inglaterra para continuar sua carreira de piloto até sua trágica morte em um acidente durante o GP de San Marino de 1994. A minissérie fará o perfil da “personalidade e relações familiares” de Senna, ao longo de sua carreira no automobilismo.

Embora haja grandes esperanças de que a série seja ótima, oito episódios não parecem ser suficientes para realmente cobrir toda a carreira de Senna. Senna se mudou para a Inglaterra em 1981 e fez sua estreia na F1 em 1984, então estamos falando de um período de 13 anos. Se você já viu o documentário, sabe que foi deixado muita coisa de fora. Você pode até fazer uma minissérie de oito episódios sobre o último fim de semana de Senna em Imola sozinho, muito menos uma em toda a sua carreira, então provavelmente haverá algumas escolhas difíceis sobre o que será incluído no produto final.

Assim como o documentário, a minissérie conta com a bênção da família de Senna e eles participarão do desenvolvimento do show. Isso pode ser bom ou ruim, dependendo de como você encara a situação. Por um lado, a participação da família de Senna traz um senso de realidade para o show. Eles abrirão áreas para filmagens, como a verdadeira casa da infância de Senna, e também serão uma fonte para os produtores manterem a precisão, o que deve melhorar a qualidade da minissérie.

Por outro lado, Senna certamente será retratado somente de forma positiva se sua família estiver a bordo. Isso não significa que será um retrato impreciso; Senna realmente não tinha ‘esqueletos em seu armário’ e ele foi – ainda é – um ídolo para milhões de pessoas ao redor do mundo, tanto na vida quanto na morte. Mas uma nota de crítica de alguns sobre o documentário foi a representação aparentemente injusta do rival Alain Prost em comparação com Senna.

Ao longo do filme, Prost foi retratado como o francês malvado que confiava na política para derrotar Senna. Certo, o filme não se chamava Prost, mas o talento de Prost foi um pouco subestimado e foi só no final que o documentário revelou que Prost e Senna se reconciliaram e se tornaram amigos pouco antes da morte de Senna. Embora o documentário não tenha realmente escondido nada sobre Senna e sua vida, ele escondeu certas coisas sobre as pessoas ao seu redor e colocou Senna em uma luz melhor possível.

É possível que a minissérie conte a história de Senna de maneira semelhante, e um drama com roteiro oferece mais licença criativa do que um documentário. Mas, assim como o documentário, isso não deveria prejudicar uma minissérie que deveria interessar aos fãs de corrida e aos de não-corrida.

De qualquer maneira, mesmo para a Netflix, não será fácil fazer uma série sobre o melhor piloto que já sentou num carro de corrida, que agrade a gregos e troianos.

Clique AQUI para fazer suas apostas esportivas

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.