F1 – A McLaren-Honda levou cinco anos para dominar, diz Johansson

segunda-feira, 3 de agosto de 2015 às 13:53

Ayrton Senna na McLaren-Honda

O ex-piloto de F1 Stefan Johansson disse que o domínio da McLaren-Honda no final de 1980 e início de 1990 só chegou depois de cinco anos de trabalho duro e acha que a situação atual “não está muito diferente”.

A McLaren e Honda reataram sua parceria este ano com muita euforia em suas esperanças de imediatamente desafiar a Mercedes. No entanto, a parceria tem sido atormentada com problemas iniciais, com Fernando Alonso já considerando como um ano de testes antes da próxima temporada.

Johansson, ex-piloto da McLaren, pilotou o carro Spirit com motor Honda em 1983 e disse que o domínio da equipe com Ayrton Senna e Alain Prost, veio do trabalho da fabricante japonesa antes de 1988.

“Todo mundo continua falando sobre a ‘era dourada’ da McLaren-Honda quando basicamente dominaram tudo com Alain Prost e Ayrton Senna”, disse Johansson. “O que as pessoas esquecem é que a parceria só começou depois da Honda passar cinco anos na F1, desenvolvendo seus motores”.

“No início não foi nenhum passeio no parque. Sei disto muito bem já que pilotei o primeiro carro que ela entrou em 1983 com a Spirit e o cenário não era muito diferente do que é hoje”.

“Eu costumava brincar naquela época que tinha parado de fazer todo meu treinamento físico durante a semana, porque fazia mais do que precisava nos fins de semana de corrida com os motores explodindo em todas as sessões e tendo que correr de volta para os boxes para pegar o carro reserva. Eventualmente, ela acertou, é claro, e dominaram até decidirem se retirar”.

A carreira de Johansson durou 79 corridas, entre 1983 e 1991, período em que terminou no pódio 12 vezes. Pilotou para a McLaren em 1987, um ano antes da equipe se juntar com a Honda, e foi substituído por Senna na temporada seguinte.

A McLaren-Honda ganhou o campeonato de construtores durante quatro anos consecutivos, entre 1988 e 1991. Ela também ganhou quatro de pilotos, com Prost (1989) e Senna (1988, 1990 e 1991).

IB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.