F1 – A estratégia da McLaren para manter Alonso

segunda-feira, 16 de outubro de 2017 às 17:02

Zac Brown e Fernando Alonso

Embora nenhum acordo tenha sido fechado ainda, Zak Brown da McLaren está otimista para que em breve tenha um novo contrato pronto para que Fernando Alonso continue na equipe.

O bicampeão não fez nenhum segredo sobre o seu desejo de melhorar a situação da unidade de potência da McLaren e a equipe já confirmou sua mudança para 2018 da Honda para a Renault no fim de semana do GP de Cingapura. Obter o contrato de Alonso ao lado de Stoffel Vandoorne é o próximo objetivo.

A estratégia de Brown para convencer Alonso parece ser possibilitar ao espanhol conquistar a Tríplice Coroa, já que Alonso está desconfiado se a McLaren conseguirá ter um carro a altura de competir contra os pilotos da Red Bull, que será seu principal adversário na F1 em 2018, uma vez que ambas as equipes utilizarão o mesmo motor Renault.

Mesmo assim, Brown espera ter um contrato concluído em um futuro não muito distante e com Alonso confirmado para participar da Coletiva de Imprensa da FIA desta quinta-feira, existe o potencial de que um contrato possa ser fechado esta semana.

“Nós ficamos perto por algum tempo”, disse Brown a jornalistas dos EUA em uma teleconferência pré-GP dos EUA.

“Nós queríamos tirar as corridas asiáticas do caminho e confirmar nosso novo parceiro de motor. Agora isso está pronto, então espero que tenhamos uma conclusão positiva para nossos planos com Fernando logo mais.”

“Ele estará na coletiva de imprensa da FIA na quinta-feira. Temos de fazer um acordo antes de anunciar qualquer coisa.”

Brown indicou que Alonso correr na Indy 500 é menos provável em 2018 e mais provável em 2019, após o casamento deste ano que viu a McLaren, Andretti Autosport e Honda trabalharem em conjunto com a IndyCar para fornecer a Alonso uma estréia na famosa pista norte-americana.

Qualquer novo contrato para Alonso proporcionaria exceções de corrida únicas “caso a caso”, disse Brown, o que não é uma surpresa.

“Nós não assinamos nenhum contrato, então, até que um contrato seja assinado, eu não sei o que estará dentro ou fora”, disse Brown.

“Fernando tem o desejo de ganhar a Tríplice Coroa como todos sabemos. Ele é um piloto puro que gostaria de correr todos os fins de semana e tem vontade de competir em outras corridas. É algo que certamente estamos abertos a fazer com ele, quando for apropriado.”

“Nós também somos abertos para permitir que ele compita em outras corridas em bases limitadas, se o cenário for complementar aos seus esforços na F1 e não prejudicando seu programa de F1.”

“O que não permitiremos é que ele corra em várias categorias. Mas, como foi na Indy 500, se há ocasionalmente uma, caso a caso, vamos permitir que ele faça isso.”

Esse cenário único, se não Indianapolis, no próximo ano, poderia estar em corridas de carros esportivos.

Brown expressou interesse na McLaren a correr às 24 Horas de Le Mans, assim como Alonso, embora o regulamento agora não tenha nada a ver com um McLaren 650S GT3 ou 570S GT4. A equipe de Brown, a United Autosports, fez sua estréia em Le Mans neste ano na classe LMP2 com seu trio regular Will Owen, Hugo de Sadeleer e Filipe Albuquerque.

Le Mans não entra em conflito com o calendário da F1 em 2018, já que ela serrá realizada cai entre os GPs do Canadá e da França, de 16 a 17 de junho de 2018.

“Le Mans é algo que estamos olhando, mas é prematuro tomar uma decisão final”, disse Brown.

“Na Indy, nunca diga nunca, mas eu diria que é menos em 2018. Quando voltarmos para Indy, temos que ir com a mesma competitividade e barulho que criamos neste ano. Nós estabelecemos um padrão alto, e isso não é fácil!”

“Nós não vamos para Indy apenas para participar. Temos de ir com um tiro para ganhar. Sentado aqui hoje, estamos muito concentrados na F1. Então esperamos estar em Mônaco com um carro de corrida muito competitivo.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.