F1 – 3º colocado no GP do Brasil, Felipe Massa lidera interações nas redes sociais
domingo, 16 de novembro de 2014 às 12:53Se o GP do Brasil de Fórmula 1, realizado no último domingo (9/11), tivesse sido realizado nas redes sociais, teríamos ouvido o hino brasileiro ao invés do alemão após a bandeirada final. Diferentemente do resultado da corrida, em que o piloto Nico Rosberg foi o vencedor, Felipe Massa venceu a ‘batalha’ nas redes sociais sendo o mais comentado entre os pilotos da modalidade, segundo pesquisa de monitoramento realizado pela Seekr, provedora de ferramentas para gestão e monitoramento de marcas nas mídias sociais.
A pesquisa, baseada na transmissão do evento e nas equipes e pilotos participantes do Grande Prêmio do Brasil, registrou mais de 40 mil publicações sobre o tema. Durante a corrida de Interlagos, os internautas se mostraram mais interessados nos pilotos do que nas próprias equipes, com 54% das publicações sendo direcionadas aos profissionais e 26% as equipes. Deste montante, o brasileiro Felipe Massa, em oitavo lugar na classificação geral, venceu a disputa com larga distância de seus oponentes e ficou em primeiro lugar com 30% do fluxo de publicações, seguido por Nico Rosberg (19%), segundo colocado no campeonato, e Lewis Hamilton (15%), líder na disputa pelo título de 2014.
Eterno ídolo mundial do automobilismo, Ayrton Senna também foi lembrado e foi assunto de 9% dos espectadores que mencionaram seu nome durante o GP, à frente de pilotos como Sebastian Vettel e Jenson Button. Em contraste com a má campanha que faz este ano, a Ferrari segue popular entre os brasileiros e foi a equipe mais comentada com 25% das publicações. Mercedes e McLaren demonstram nas redes sociais o mesmo duelo que fazem nas pistas, tendo 24% e 20%, respectivamente do volume de comentários.
A análise ainda aponta para uma predominância masculina no esporte, tendo 77% do seu público masculino. São Paulo com 37% foi o estado mais ativo, seguido por Rio de Janeiro (10%) e Minas Gerais (6%). A pesquisa liderada pela Seekr foi baseada nas palavras-chave: Interlagos, Fórmula 1, GP Brasil, f1naglobo, GP Interlagos, além dos nomes das equipes e pilotos. O monitoramento registrou um total de 40.025 menções aos temas, sendo 77% captadas via Twitter e 23% pelo Facebook.
“O Grande Prêmio do Brasil sempre movimenta de maneira positiva as redes sociais, seja pelo aspecto histórico que o esporte tem para os brasileiros ou pelo próprio fato de ser um evento mundial. Por se tratar de uma competição, mexe muito com o imaginário e paixão dos espectadores fomentando debates para quem acompanha o esporte. Os resultados também são interessantes para os pilotos e marcas já que são constantemente citados, além do papel propulsor que as mídias sociais podem ter sobre a popularização e disseminação do esporte entre os vários âmbitos sociais”, comenta Eduardo Prange, Chief Business Officer (CBO) da Seekr.
brasil, brasileiro, corrida, domingo, felipe massa, gestão, hino, Nico Rosberg, redes sociais, vencedor
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.