F1 – 2014 é “uma oportunidade para equipes pequenas”, diz Capelli

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013 às 8:55

Fórmula 1

Um ex-piloto de Fórmula 1 acha que 2014 pode ser uma oportunidade para as equipes pequenas da categoria competirem com suas rivais poderosas.

Referindo-se à mudança de motores, turbos, caixas de câmbio, aerodinâmica e sistemas de recuperação de energia, Ivan Capelli – agora comentarista da televisão italiana – declarou ao Blogf1.it: “O grande desafio será juntar tudo. Pode ser uma oportunidade para as equipes menores se aproximarem do topo da classificação”.

“Talvez seja um pouco como nos anos 80, com o que a Leyton House fez quando eu corria, ou a Minardi com (Pierluigi) Martini, ou a Tyrrell de (Jean) Alesi. Uma revolução como esta pode embaralhar bastante as cartas e proporcionar esse tipo de coisa bonita que vem faltando na Fórmula 1 há muito tempo”.

Contudo, o italiano reconheceu que o resultado mais provável é que Adrian Newey, considerado o melhor projetista da categoria, novamente dite o ritmo com o próximo carro da Red Bull. Porém, apesar de confiante, Newey não está complacente.

“O maior problema para o carro do próximo ano é a asa dianteira mais estreita”, disse ele à Auto Motor und Sport. “150 milímetros pode não parecer muito, mas é uma diferença enorme quando você precisa colocar as aletas no meio dos pneus dianteiros. O segundo desafio é o novo motor – a instalação é pelo menos duas ou três vezes mais difícil do que a do V8”.

Newey também admitiu que será difícil replicar outra vantagem da Red Bull na era recente – na área do difusor e do escapamento – sob as novas regras.

“Nós conseguimos integrar o escapamento com nossa aerodinâmica melhor do que a maioria das equipes”, reconheceu ele. “Portanto, isso significa que também temos mais a perder. Por outro lado, eu também projetei carros quando não havia o sopro de gases no difusor, e eles também pareceram funcionar. Então, tentarei novamente”, sorriu o britânico.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.