Relembrando a F1 1994, Schumacher, Benetton e um banho de irregularidades
segunda-feira, 11 de agosto de 2025 às 15:30
Schumacher – Benetton B194
A temporada mais controversa da era moderna da F1?
A temporada de 1994 da Fórmula 1 é lembrada como uma das mais polêmicas desde que a categoria se tornou oficial, em 1950. Foi o ano da trágica perda de Ayrton Senna e Roland Ratzenberger, mas também marcou o primeiro título mundial de Michael Schumacher com a Benetton. No entanto, a conquista da Benetton foi cercada por acusações de irregularidades técnicas. A grande questão que ficou no ar foi: a equipe quebrou as regras deliberadamente e depois se defendeu alegando apenas “brechas no regulamento”?
O fator eletrônico: O controle de tração proibido
Naquele ano, a FIA havia banido os auxílios eletrônicos, incluindo o controle de tração. Mesmo assim, o som do motor do Benetton B194 de Schumacher despertou fortes suspeitas. Para muitos, havia cortes de ignição típicos de um controle de tração disfarçado. Ayrton Senna foi o primeiro a perceber. No GP do Pacífico, em Aída, sentou-se no muro da pista para ouvir os carros passando e notou algo estranho no som do carro de Schumacher.

Jos Verstappen, companheiro de equipe de Schumacher, não poupou críticas. Declarou que o carro do alemão tinha “algo errado” e era muito mais fácil de pilotar que o dele. A FIA examinou o software da Benetton e encontrou um sistema de launch control — também proibido — que poderia facilmente atuar como controle de tração. A equipe afirmou que era um resquício de 1993, mas foi obrigada a removê-lo. A falta de tecnologia na época para provar o uso em corrida impediu punições mais severas da FIA, porém reforçou as suspeitas de que a Benetton agia fora do regulamento.
Companheiros de Schumacher e dificuldades com o B194
JJ Lehto: O finlandês iniciou a temporada ainda em recuperação de uma grave lesão no pescoço. Teve problemas para se adaptar ao carro e acabou substituído após algumas corridas. Apesar de não acusar publicamente a Benetton, sua performance muito inferior à de Schumacher levantou questionamentos.
Johnny Herbert: Assumiu o cockpit nas etapas finais. Conhecido pelo estilo de pilotagem suave, também sofreu para controlar o B194, considerado instável e arisco. Embora não tenha feito acusações diretas, seu relato reforçou a impressão de que o carro de Schumacher tinha algo especial que o diferenciava dos outros.
Desclassificações e suspensões polêmicas
As polêmicas não ficaram restritas à parte técnica. No GP da Grã-Bretanha, Schumacher ignorou uma bandeira preta após ultrapassar Damon Hill na volta de apresentação. O resultado foi a desclassificação e suspensão por duas corridas.
No GP da Bélgica, após vencer a prova, teve o carro considerado irregular devido ao desgaste excessivo na prancha do assoalho. A Benetton alegou que o dano veio de um giro na pista, mas a FIA manteve a decisão, retirando-lhe os pontos da vitória.
O pit stop que virou incêndio
O momento mais dramático ocorreu no GP da Alemanha. Durante o reabastecimento de Jos Verstappen, a mangueira falhou, derramando combustível e provocando um incêndio que quase custou a vida do piloto. A investigação revelou que a Benetton havia removido um filtro de segurança para ganhar cerca de um segundo por parada — algo ilegal. A equipe foi multada, mas outras equipes criticaram a punição por considerá-la branda diante da gravidade do risco.
A batida em Hill e o título mais contestado
O auge das controvérsias veio na última prova, o GP da Austrália. Schumacher liderava o campeonato com um ponto de vantagem sobre Damon Hill. Após errar e bater no muro, voltou à pista com o carro danificado. Hill tentou ultrapassá-lo, mas o alemão fechou agressivamente, causando uma colisão que eliminou ambos.
Com isso, Schumacher manteve a vantagem e conquistou o título. Para quase todos, exceto Schumacher, Benetton e FIA, a manobra foi proposital. Esse episódio selou o campeonato de 1994 como um dos mais manchados da história da Fórmula 1.
ayrton senna, benetton, comentar formula 1, controle de tração, damon hill, formula 1, grande premio da alemanha, grande prêmio da austrália, jos verstappen, Michael Schumacher, noticias f1, polemica f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.