F1 – 1000 GPs, muita história

terça-feira, 16 de abril de 2019 às 18:40

Emerson Fittipaldi

Colaboração: Antonio Carlos H. Mello Cesar

Quando a China comemora o milésimo GP e com toda justiça, se rende a competência de Hamilton, apostando que irá ultrapassar Schumacher, no momento dos holofotes voltados para Leclerc, Alonso curtindo aposentadoria, passados 25 anos da morte de Ayrton Senna, com doses nostálgicas, ligado no modo torcedor, considero o brasileiro o melhor piloto das últimas três décadas.

Talvez a mais verdadeira, menos fantasiosa, definição sobre o talento de Senna, foi expressa por Gerard Berger em seu livro: “Dar uma volta tão rápida quanto ele, vez ou outra, a maioria de nós consegue, agora ser igualmente veloz durante vinte voltas, ninguém é capaz. Em matéria de foco, concentração, Ayrton está muito a nossa frente”.

Jo Ramirez ex- coordenador da McLaren minimizou a superioridade de Senna em relação a Prost: “Ayrton é mais impetuoso nas ultrapassagens, nos giros lançados, um piloto super rápido, já o Alain quando consegue o acerto ideal ao seu estilo de pilotagem é quase imbatível”.

A F1 e suas mil etapas eternizaram momentos espetaculares, tais como Nurburgring 1957, onde Fangio protagonizou aquilo que foi considerado a maior performance individual de um piloto; Villeneuve, Arnoux, França 1979, o duelo mais fantástico; Hungaroring 1986, ultrapassagem de Piquet sobre Senna, por fora, totalmente de lado, como se tivesse dirigindo um kart, obrigando Jackie Stewart, boquiaberto, exclamar: É o mesmo que fazer looping com um Boeing 747.

Donington Park 1993, sob chuva, a memorável primeira volta: “Parecia que Senna pilotava com pista seca e todos os outros nas terríveis condições meteorológicas do circuito inglês”, frase de um jornalista, cujo nome, por falta de lembrança, me obrigo a declinar, apesar de sintetizar a maestria de Ayrton em condições adversas.

Instigado pelo efeito Charles Leclerc, lembrei outro jovem dando os primeiros passos rumo a F1. Seu trajeto começou pela Formula Ford inglesa, técnico, preciso, após três meses muda de categoria, chega a F3, sagra-se campeão, numa ascensão meteórica em agosto do ano seguinte estréia no time vermelho e dourado da Gold Leaf Team Lótus.

A princípio lhe deram um modelo mais antigo, o 49C, antecessor do 72C, este nas mãos do piloto principal. Brands Hatch, debuta de maneira promissora, oitavo lugar. Alemanha, quarto; não tão bem na Áustria. Treinos em Monza, Jochen Rindt espatifa-se na Parabólica e morre, de luto, a equipe fica ausente em duas corridas. Penúltima etapa, Watkins Glen, guindado ao posto de primeiro piloto, alinha com o eficiente Lotus 72C, vence o GP dos Estados Unidos 1970, garantindo um titulo póstumo ao austríaco.

O personagem de tão magnífica, precoce proeza, triunfar em apenas quatro participações, na seletiva e máxima categoria: Emerson Fittipaldi

Cinco temporadas completas e ostentava dois títulos mundiais, dois vice-campeonatos, a F1 estava aos seus pés. Infelizmente, então, embarca na malfadada experiência como piloto e proprietário de uma equipe brasileira, a Copersucar, cujas dívidas atravessam anos e o perseguem até hoje, interrompe, desta forma, no auge, a vitoriosa carreira, para ficar se arrastando nas pistas, mundo afora, com um carro apelidado de açucareiro.

Dizem que Colin Chapman, além de genial construtor, possuía olho clínico para detectar bons pilotos e numa tarde, junto à mureta dos boxes, externava para a também inglesa jornalista Elizabeth Hayward, insatisfação com um de seus corredores, mas ao final confidenciou estar prestes a contratar um campeão mundial.

Elizabeth tentando adivinhar, enquanto carros passavam rugindo, barulhentos, citou alguns nomes do grid, especulando quem seria o tal campeão, Colin sorriu e disse, ele nem está aqui. Tratava-se de Emerson Fittipaldi, ainda na F3.

Antonio Carlos H. Mello Cesar
São Paulo – SP

Quer ver todos os textos de colaboradores? Clique AQUI

Os artigos publicados de colaboradores não traduzem a opinião do Autoracing. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate sobre automobilismo e abrir um espaço para os fãs de esportes a motor compartilharem seus textos com milhares de outros fãs.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.