F-Renault 3.5 – Em Nurburgring, Pietro Fantin lidera, mas perde chance de vitória

domingo, 13 de setembro de 2015 às 20:40

Pietro Fantin

Se a corrida de sábado da Formula Renault 3.5 em Nürburgring foi monótona, o mesmo não pode se dizer da prova deste domingo (13) no circuito alemão, principalmente para Pietro Fantin. O brasileiro, que foi 7º no dia anterior, começou o dia de uma forma muito positiva, ao marcar o segundo melhor tempo na classificação e garantir um lugar na primeira fila do grid de largada. Assim, a expectativa era de brigar pela vitória, o que de fato aconteceu durante boa parte da corrida.

Como esperado, a chuva apareceu pouco antes da largada, mas com algumas partes da pista secando, ficou à critério das equipes a escolha dos pneus. A Draco Racing acertou ao colocar pneus de pista seca para Pietro Fantin, que fez uma excelente largada, superando os líderes do campeonato Oliver Rowland e Matthieu Vaxiviere, e com ritmo muito melhor, abriu quase 15 segundos de vantagem para o segundo colocado em cinco voltas.

Porém, sua sorte começou a mudar nessa mesma volta, quando a janela para o pit-stop obrigatório foi aberta. Com receio de que a chuva voltasse, a equipe retardou a entrada de Pietro aos boxes, mas a permanência do safety-car na pista por cinco voltas, para retirada do carro de Aurelien Panis, acabou arruinando as chances de triunfo do curitibano, já que os pilotos se reagruparam e alguns já tinham feito sua parada. Fantin conseguiu cruzar a linha de chegada na 4ª posição, num momento onde a chuva começou a cair, mas depois foi punido com o acréscimo de 20 segundos ao seu tempo total, porque a equipe o chamou para o pit-stop fora da janela determinada pela organização, e assim ele ficou em 9º.

Apesar de frustrado com o resultado final após seu melhor desempenho na categoria, Pietro Fantin já pensa na próxima etapa, que acontece no lendário circuito de Le Mans, na França, entre os dias 25 e 27 de setembro.

Pietro Fantin:

“Fiz uma boa largada, e com ritmo bom e a escolha certa dos pneus, conseguimos abrir uma vantagem de 15 segundos na liderança. A equipe quis me deixar na pista com receio que chovesse, mas com a entrada do safety-car depois que alguns pilotos já tinham parado nos boxes, não tinha mais o que fazer. Ainda tomei um penalty de 20 segundos, porque eles me chamaram para o pit-stop quando não podia mais. Fiz o que deu, foi a nossa grande chance de ter ganhado a corrida, porque estava rápido e muito na frente, e aqui é bem difícil para ultrapassar, mas esses erros acabaram comprometendo. Agora vamos para Le Mans, para tentar buscar novamente essa vitória que nos escapou aqui”.

Resultado da corrida 2 – Formula Renault 3.5, 7ª etapa, Nürburgring:

1 – Tio Ellinas – Strakka – 22 voltas 42’32″506
2 – Gustav Malja – Strakka – 2″240
3 – Nyck De Vries – Dams – 4″430
4 – Alfonso Celis – AVF – 11″016
5 – Egor Orudzhev – Arden – 14″109
6 – Dean Stoneman – Dams – 17″793
7 – Marlon Stockinger – Lotus Charouz – 21″187
8 – Rene Binder – Pons – 23″461
9 – Pietro Fantin – Draco – 29″803 *
10 – Oliver Rowland – Fortec – 30″240
11 – Matthieu Vaxiviere – Lotus Charouz – 34″088
12 – Bruno Bonifacio – Draco – 35″926
13 – Yu Kanamaru – Pons – 37″609
14 – Tom Dillmann – Carlin – 40″166
15 – Beitske Visser – AVF – 51″188
16 – Sean Gelael – Carlin – 1’24″729
17 – Roy Nissany – Tech 1 – 1 giro
18 – Jazeman Jaafar – Fortec – 1 giro
Não completaram:
Aurelien Panis
Nicholas Latifi

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.