F-Mazda: 10 mil pessoas devem acompanhar etapa em Indianapolis

sábado, 28 de maio de 2011 às 18:05

É quase um autorama. Com 965 metros de extensão, o Lucas Oil Raceway, localizado a poucas quadras do Indianápolis Motor Speedway, em Indianápolis (EUA), sedia neste sábado a terceira etapa da Fórmula Star Mazda – que tem largada prevista para as 21h10 pelo horário de Brasília.

A prova é uma das três do calendário da categoria realizadas em circuitos ovais, e a primeira do ano em pistas com menos de uma milha. E, por ser disputada no mesmo fim de semana da Indy 500, a prova noturna reúne público estimado pelos organizadores em 10 mil pessoas, um número sempre significativo em especial para categorias-escola do automobilismo.

E é nesse cenário de ineditismo e glamour – principalmente pela proximidade com a corrida mais importante do planeta -, que o sorocabano João Jardim fará sua estreia no automobilismo norte-americano depois de uma temporada de bons resultados na Fórmula Futuro.

Jardim já teve a oportunidade de pilotar em um circuito oval há exatamente uma semana, quando estreou o carro da JDC Motorsport na pista de Milwaukee. E começou sua adaptação aos ovais com menos de uma milha com bom treino noturno em Indianápolis.

“Essa é uma corrida diferente sob muitos aspectos, tanto pela atmosfera que envolve a prova, quanto pelas características da pista e pelo fato de corrermos à noite. Vou ter que me acostumar, portanto, com muitas novas situações em um único fim de semana, o que faz desta corrida o maior desafio que já tive em minha carreira até o momento”, disse o sorocabano.

Sem usar pneus novos no momento mais oportuno da noite, Jardim completou seu primeiro treino no Lucas Oil Raceway na 12a posição. Em razão da estreia, ele precisou sair dos boxes com um jogo de pneus zero quilômetro, e não teve como explorar todo o potencial do carro no momento em que a pista esteve mais rápida. Com isso, ficou a 0s6 de sua melhor volta teórica. A projeção o colocaria em quinto na classificação geral já em seu primeiro contato com a pista.

“A categoria tem um nível técnico muito alto, então eu não poderia esperar vida fácil. Mas esse contato inicial que tive com a pista foi muito produtivo. Além de estar me adaptando, ainda perdi cerca de 0s6 por causa dos pneus. Isso é uma eternidade em um circuito oval curto, mas é uma desvantagem que não refletiu o nosso potencial e estou confiante para a classificação e para a corrida de hoje”, encerrou Jardim.

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.