F-3 Sul-Americana: “Mudanças tornaram circuito de Brasília mais perigoso”, aponta Elias Azevedo

segunda-feira, 22 de abril de 2013 às 21:19

Elias Azevedo

Mesmo satisfeito pelo duplo pódio obtido na segunda etapa da Fórmula 3 Sul-Americana Light, o piloto paulista Elias Azevedo não deixou de registrar sua preocupação com o efeito das obras realizadas em áreas de escape do autódromo de Brasília, que sediou duas corridas da categoria no último fim de semana. Na opinião do piloto, que na bagagem carrega os títulos de Campeão Brasileiro da Audi DTCC, vice-campeão da Porsche Cup e terceiro colocado nos 500 Km de Homestead, nos EUA, as mudanças implementadas para a rodada do último fim de semana representaram um retrocesso em termos de segurança aos pilotos.

“Aparentemente estamos indo na contramão do automobilismo mundial. A tendência é que tenhamos circuitos com áreas de asfalto ou de concreto após as zebras. Só que, em Brasília, o que vimos foi uma reforma que deixou o circuito mais perigoso. As áreas pavimentadas que existiam foram removidas, o que é mais difícil de acreditar e deixa o problema ainda maior. Não é que os espaços não foram construídos. Eles foram retirados e isso aumenta o risco de acidentes mais graves. Ao escapar da pista e já encontrar grama ou terra, o carro não diminui tanto de velocidade até chegar ao guard-rail, que em Brasília é muito próximo da pista. Não por acaso tivemos muitos acidentes não só na F3, mas também na Copa Petrobras de Marcas”, apontou o piloto.

Apesar da preocupação com a segurança, Elias fechou o fim de semana com bons motivo para comemorar. Mesmo com problemas de embreagem, ele terminou as duas corridas da rodada no pódio, e está a apenas um ponto da vice-liderança da competição na classe Light.

“Este foi um fim de semana para somar pontos e pensar no campeonato, porque meu carro apresentou alguns problemas de embreagem. Consegui dois terceiros lugares, mas com a certeza de que poderia ter feito mais. O que houve nas duas provas foi que a embreagem do meu carro passou a travar acionada. Na primeira corrida, cruzei a linha de chegada e, logo em seguida, a embreagem colou, me obrigando a parar poucos metros depois. Na segunda prova, passei o tempo todo com problemas. Desde a largada, quando não consegui evitar a perda de posições, até o fim, tive muita dificuldade para manter o carro na pista. Então fiz uma prova para realmente chegar e fazer pontos, pensando no campeonato”, encerrou o piloto.

Este foi o terceiro pódio em quatro corridas realizadas pela F-3 Sul-Americana nesta temporada. Ele só não acumula 100% de aproveitamento justamente por um problema mecânico (câmbio) que o tirou da terceira colocação na última volta da prova de abertura da temporada, realizada em São Paulo. O próximo desafio da Fórmula 3 Sul-Americana está marcado para o dia 30 de junho, na Argentina. Veja como terminaram as duas corridas do fim de semana, e como está o campeonato da F-3 Sul-Americana Light após duas rodadas duplas:

Corrida 04
1) Gustavo Lima (Cesário Fórmula), 27 voltas em 31min04s895
2) Raphael Raucci (Hitech Racing), a 0s532
3) Artur Fortunato (Cesário Fórmula) (Light), a 1s160
4) Higor Hoffmann (Cesário Fórmula), a 1s668
5) Bruno Etman (Cesário Fórmula) (Light), a 2s788
6) Elias Azevedo (Cesário Fórmula) (Light), a 2s958
7) Gaetano Di Mauro (RR Racing) (Light), a a 6 voltas
8) Gustavo Myasava (Hitech Racing), a 11 voltas
9) Felipe Guimarães (Hitech Racing), a 21 voltas
10) Gustavo Frigotto (EMB Racing), a 26 voltas

Corrida 03
1) Felipe Guimarães (Hitech Racing), 33 voltas em 29min36s893
2) Bruno Etman (Cesário Fórmula) (Light), a 30s465
3) Raphael Raucci (Hitech Racing), a 30s757
4) Gaetano Di Mauro (RR Racing) (Light), a 1 volta
5) Elias Azevedo (Cesário Fórmula) (Light), a 2 voltas
6) Gustavo Frigotto (EMB Racing), a 2 voltas
7) Artur Fortunato (Cesário Fórmula) (Light), a 11 voltas
8) Higor Hoffmann (Cesário Fórmula), a 19 voltas
9) Gustavo Lima (Cesário Fórmula), a 26 voltas
10) Gustavo Myasava (Hitech Racing), a 33 voltas

Campeonato de pilotos da Fórmula 3 Light
1) Bruno Etman, 75 pontos
2) Artur Fortunato, 47
3) Elias Azevedo, 46
4) Gaetano Di Mauro, 25
5) Eduardo Banzoli, 15
6) Nicholas Silva, 10
7) Rodolfo Toni, 8
8) Alexandre Doretto, 0

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.