F-3 Italiana – Martins evita risco na chuva e fica em 5º em Vallelunga

sexta-feira, 14 de setembro de 2012 às 14:30
Henrique Martins em 2012

Henrique Martins

A chuva castigou o Autódromo de Vallelunga pelo segundo dia seguindo e, evitando os riscos de uma pista encharcada que levava os carros a aquaplanar em plena reta, o paulista Henrique Martins terminou em 5º na sessão única de treinos livres da sétima e penúltima rodada tripla do Campeonato Italiano de Fórmula 3 European Series. O mais rápido foi o norte-americano Eddie Cheever, líder do campeonato e companheiro de equipe do brasileiro na Prema Powerteam.

Uma tempestade desabou sobre a região quando os treinos desta sexta-feira foram iniciados. Martins deixou os boxes para uma volta exploratória e logo retornou, convencido que as condições eram impraticáveis. “O carro escorregava em linha reta. Resolvi dar um tempinho e ver se a pista melhorava. A chuva até diminuiu bastante nos minutos finais, mas não havia sentido em arriscar. Aqui, se o carro sai a pista, os fiscais não o empurram de volta e você tem de esperar pelo final”, explicou.

Na véspera, o mau tempo também já havia complicado os trabalhos em Vallelunga, circuito localizado nos arredores de Roma. Martins liderou o primeiro dos quatro treinos, também sob a chuva, mas com a pista seca ninguém conseguiu acompanhar o ritmo de Ricardo Agostini, cuja equipe JD é a única a correr com o chassy Mygale. “Era ridículo o que ele era mais rápido que os outros, em torno de um segundo”, conformou-se Martins.

A meteorologia prevê tempo firme amanhã, quando serão realizadas as tomadas classificatórias de duas das três etapas do fim de semana e a primeira das três corridas. Mas, gato escaldado, não vai esquecer de levar o agasalho de chuva. “Não dá para confiar muito na previsão, porque hoje também deveria ser o dia todo de pista seca”, lembrou Martins, que ocupa a 4ª colocação no campeonato com 148 pontos, 14 à frente do russo Sergey Sirotkin, seu mais direto perseguidor. Os três primeiros são Cheever (202), o francês Brandon Maisano (199) e Agostini (184).

Os tempos de hoje em Vallelunga:

1 – Eddie Cheever (ITA) – Prema Powerteam – 1min43s611
2 – Riccardo Agostini (ITA) – JD Motosports – 1min44s021
3 – Mario Marasca (ITA) – BVM Srl – 1min44s957
4 – Brandon Maisano (FRA) – Prema Powerteam – 1min45s116
5 – Henrique Martins (BRA) – Prema Powerteam – 1min45s828
6 – Michael Heche (SUI) – BVM Srl – 1min48s437
7 – Sergey Sirotkin (RUS) – Euronova Fortec – 1min53s994
8 – Yoshitaka Kuroda (JPN) – Euronova Fortec – 2min01s009
9 – Nicholas Latifi (CAN) – BVM Srl – 2min01s050

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.