F-3 Italiana – Guerin é 7º na primeira corrida em Vallelunga

sábado, 17 de setembro de 2011 às 17:41

f3-vguerin-350O paulista Victor Guerin (Flash Power) terminou em 7º lugar na 11ª etapa do Campeonato Italiano de Fórmula 3, disputada neste sábado em Vallelunga como abertura da sexta rodada dupla da temporada. Guerin largou em 7º, chegou a subir para quarto no início da corrida, mas foi perdendo rendimento por causa do acerto insatisfatório do carro e recebeu a bandeira quadriculada na mesma posição que ocupava no grid. O italiano Sérgio Campana partiu em segundo, tomou a ponta do pole Raffaele Marciello e conquistou uma vitória tranquila.

Pelo regulamento da categoria, que utiliza o sistema de grid invertido em relação às tomadas classificatórias da primeira corrida, Guerin sairá em 2º na prova de amanhã, válida pela 12ª etapa, ao lado do francês Brandon Maisano, um dos pilotos da academia da Ferrari – o outro é Marciello. “Vamos voltar ao acerto dos treinos classificatórios, que funcionou muito bem. Andei um tempo atrás do Maisano e estava encostando nele. Quero fazer uma largada tão boa quanto a de hoje e tentar assumir a liderança ainda no começo. Não é tão fácil ultrapassar nesta pista”, explicou.

Sem conseguir um bom rendimento nos treinos livres, Guerin e seu conselheiro técnico Nicola Larini pediram à Lucidi Motors uma mudança significativa nas regulagens do Dallara 308-FPT para o qualifying. “Melhoramos a aderência com as modificações mecânicas e aerodinâmica, mas acabamos recuando à receita dos treinos para a corrida. O carro começou a sair muito de traseira nas últimas voltas, a ponto de eu passar reto numa curva quando estava em quinto e favorecer a ultrapassagem de dois pilotos que estavam atrás de mim”, relatou.

Com um jogo de pneus em melhores condições que o pole Marciello, Campana saiu em segundo e disparou à frente logo que as luzes vermelhas se apagaram. “Ele abriu tamanha vantagem que o seu chefe de equipe temeu que tivesse queimado a largada. Depois de livrar 10 segundos sobre o Marciello, ele tirou o pé, permitiu a ultrapassagem e ganhou novamente a posição. Foi um passeio do Campana”, explicou Guerin.

O resultado da 11ª etapa do Campeonato Italiano de Fórmula 3:

1 – Sérgio Campana (Itália), BVM, 20 voltas em 30min45s590, média de 159,363 km/h
2 – Raffaele Marciello (Itália), Prema Powerteam, a 2s920
3 – Michael Lewis (EUA), Prema Powerteam, a 3s341
4 – Kevin Giovesi (Itália), Lucidi Motors, a 9s438
5 – Edoardo Liberati (Itália), Ghinzani, a 18s668
6 – Brandon Maisano (França), BVN, a 20s500
7 – Victor Guerin (Brasil), Lucidi Motors, a 22s594
8 – Andrea Roda (Itália), Prema Powerteam, a 26s096
9 – Federico Vecchi (Itália), Island, a 35s173
10 – Eddie Cheever (EUA), Lucidi Motors, a 40s211
11 – Facu Regalia (Argentina), Ghinzani, a uma volta
12 – Maxime Jousse (França), BVM, a cinco voltas

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.