EXCLUSIVO: Saiba quem vai para onde na Fórmula 1 em 2025
sexta-feira, 17 de maio de 2024 às 11:49Por: Adauto Silva
A famosa silly-season, que em português podemos chamar de “temporada de boatos” começou muito cedo este ano na maior categoria do automobilismo, a Fórmula 1.
A largada foi dada no dia 1 de fevereiro quando o pai de Carlos Sainz vazou para a imprensa espanhola que Lewis Hamilton tinha acabado de assinar um contrato com a Ferrari começando em 2025 e indo no mínimo até o final de 2026. Mas o Autoracing já soube imediatamente que existe uma prorrogação do contrato automática de um ano com cláusula de desempenho que precisa ser ativada pelas duas partes, Hamilton e Ferrari. Hamilton pode não ativar e simplesmente se aposentar ao final de qualquer temporada, inclusive no final de 2025. Se a clausula for ativada, a partir de 2026 Hamilton pode se aposentar no final de qualquer ano seguinte.
Esse contrato de Hamilton com a Ferrari desencadeou uma série nunca vista antes de especulações envolvendo a Mercedes, Adrian Newey, Max Verstappen, Carlos Sainz, Andrea Kimi Antonelli e outros.
Esses “outros” nunca aconteceram de fato, mas foram plantados por assessores de imprensa e veículos amigos “chapa branca” da F1 e de alguns pilotos.
Fernando Alonso, por exemplo, nunca teve chances na Mercedes, Ferrari ou Red Bull. O máximo que ele poderia conseguir – e conseguiu – era a Aston Martin.
Fora das equipes “grandes”, algumas movimentações já aconteceram. Alonso, como dito acima, já renovou com a Aston, Nico Hulkenberg já assinou com a Audi e Alex Albon também já renovou com a Williams. Restam outros ainda que precisam resolver seus futuros na F1.
Mas vamos nos concentrar nos maiores nomes. O que você vai ler abaixo ainda deve demorar para se materializar oficialmente, talvez meses. Mas estou cravando agora porque tenho fatos, fontes e amigos dessas fontes que venho conversando há tempos.
É um risco cravar tudo de uma vez agora? Claro que é, uma vez que nada é imutável na vida. Mas tenho ‘pedaços de infos’ muito críveis e mais do que suficientes para assumir o que está abaixo. E somente fatos consumados contrários me farão reconhecer que alguma coisa deu errado. Mas não terei problema em reconhecer qualquer erro, na improvável hipótese disso acontecer.
É importante frisar que neste momento temos movimentações claríssimas nos bastidores que ainda não foram divulgadas (algumas nunca serão) por questões contratuais e de marketing e porque uma delas – que você vai ver qual é – não está 100 por cento decidida ainda.
Adrian Newey
A primeira e provavelmente a mais importante é que Adrian Newey já saiu da Red Bull e já tem um destino desde antes de Hamilton assinar com a Ferrari. Ele já teve algumas conversas privadas em Londres com o presidente John Elkann e o chefe de equipe Ferrari, Fred Vasseur, e eles acertaram que é para lá que ele vai. Newey será uma espécie de super consultor e terá liberdade total de criação, moradia e etc., ou seja, ele sequer precisará se mudar para a Itália, caso não queira.
Quando isso vai ser divulgado? Está combinado para o fim de semana do GP de Monza, que é quando a Ferrari pretendia fazer uma divulgação absolutamente explosiva anunciando Lewis Hamilton e Adrian Newey ao mesmo tempo.
Aliás, a Ferrari usou a contratação de Newey para ajudar a convencer Hamilton a assinar com os Vermelhos. Newey só não vai para a Ferrari caso aconteça algum evento catastrófico pessoal com ele, com sua família, ou com a Ferrari.
Oficialmente, Adrian Newey só começa a trabalhar na Scuderia em abril de 2025, mas o Autoracing sabe que ele já terá ingerência indireta no carro do ano que vem da Ferrari. Aliás, minha fonte (nesse caso específico) tem quase certeza que Newey já tem ingerência nessas atualizações que a Ferrari levou para Imola para o GP deste final de semana, dado o quanto o RB20 as “inspirou”. Se todas essas atualizações vão funcionar imediatamente é outra história.
Andrea Kimi Antonelli
Antonelli já é um piloto Mercedes e ele vai acabar num assento dos Prateados. Mas quando? Depende dele. Toto Wolff e outros na equipe querem que ele assuma esse assento na pré-temporada de 2025, mas querem ter certeza que ele estará mentalmente forte o suficiente para fazer isso. Por essa razão Antonelli tem feito testes com carros mais velhos de F1 da Mercedes.
Ele já testou mais de 1.200 km com a Mercedes. Se ele tivesse ido apenas “ok” isso teria facilitado a decisão da Mercedes, no entanto ele foi muito bem tecnicamente. Mas ele é muito jovem – tem 17 anos – e no atual estágio é impossível saber se ele terá a maturidade necessária para encarar um desafio do tamanho de substituir o heptacampeão Hamilton de bate pronto. Os próximos finais de semana na F2, começando imediatamente agora em Imola, serão cruciais para Antonelli e Mercedes.
A Mercedes tem certeza que os testes que Antonelli já fez nos seus carros de F1 o ajudarão em sua confiança na F2, já que os carros da categoria de acesso são muito, mas muito menos ariscos e mais previsíveis do que os da F1.
Mas caso isso não aconteça e a Mercedes não tiver muita certeza que Antonelli aguenta o tranco de substituir Hamilton no curto prazo, o chefe da equipe Williams, James Vowles, ex-Mercedes, que é grande fã e incentivador de Antonelli, já teve vários encontros com Toto Wolff e ofereceu o assento de Logan Sargeant para Wolff colocar Antonelli lá, às custas de um grande desconto no fornecimento das UPs que a Williams compra da Mercedes. Antonelli teria o mesmíssimo equipamento e regalias de Albon, ou seja, ele não seria o segundo piloto como Sargeant claramente é na Williams.
Vowles até sugeriu colocar Antonelli no carro a partir do GP da Holanda desta temporada, que acontece justamente no dia em que Antonelli faz 18 anos, se isso for possível, porque a classificação é um dia antes de seu aniversário. A única coisa que Vowles está exigindo é que Antonelli fique até o final de 2025, ou seja, uma temporada e meia na Williams, o que impediria o plano original da Mercedes de colocar o italiano ao lado de Russell já na pré-temporada de 2025.
E essa é a razão principal que impede a Mercedes de decidir agora. Ela realmente quer Antonelli no próprio carro, mas precisa vê-lo mais tanto na F2 quanto nos testes que ele ainda fará nos carros de F1 dos Prateados.
Carlos Sainz
A Mercedes tem um backup pronto para assumir o assento de Hamilton, caso Antonelli não o faça em 2025. É Carlos Sainz. Mas o espanhol, que é um piloto de ponta da F1, não quer um contrato de apenas um ano. Sainz já tem um contrato pronto com a Audi de três anos onde seria o primeiro piloto e ganharia um salário maior do que ganha na Ferrari atualmente.
Sainz quer um contrato de pelo menos dois anos com a Mercedes, que pode ser até de 1+1. A Audi – sem ter outro piloto de ponta como alternativa -, deu um tempo para Sainz decidir, que o Autoracing entende ser até o final de agosto / começo de setembro desse ano.
Max Verstappen
Verstappen obviamente não quer sair da Red Bull no curto prazo e confirmou isso essa semana para os dirigentes dos Touros. A Mercedes tinha a obrigação se sondá-lo, até porque ele é o atual tricampeão mundial e muito provavelmente será tetracampeão esse ano. Mas Verstappen, assim como todo superpiloto na história da F1, quer ter o melhor carro e ele tem bastante certeza que o terá na Red Bull até o final de 2025, mesmo com os problemas fora da pista que vem acontecendo na equipe.
Por isso, Verstappen disse a Mercedes que somente poderá estar aberto a mudanças em 2026, já que a UP da Red Bull é uma total incógnita por ser a primeira vez que eles farão um motor na vida, ainda mais um motor ultra complexo que praticamente dividirá a potência elétrica com o motor a combustão, além de um carro totalmente novo sem qualquer ingerência de Adrian Newey, que desenhou e desenvolveu todos os carros nos quais Verstappen ganhou seus títulos.
Portanto o “Vespa” fica na Red Bull em 2025. Em 2026 ele não sabe ainda. Muito menos eu.
Sergio Perez
Checo só perde seu assento na Red Bull se for mal daqui em diante em 2024. Uma de minhas fontes confirmou que ele tem a palavra de Christian Horner que continua, caso mantenha um desempenho que pode ser atrás de Verstappen, mas não muito. Perez precisa garantir na pista que ajudará a Red Bull ser campeã de construtores novamente.
Conclusão
Todos estão “definidos” para 2025, menos a Mercedes, que quer colocar Antonelli no lugar de Hamilton, mas ainda não decidiu quando. E isso pode afetar o futuro do próprio Antonelli, de Sainz e da Williams, apesar dessas três peças terem um backup.
A única que não tem um backup de peso é a Mercedes, pois nenhum piloto de ponta vai aceitar guiar para os Prateados apenas pelo ano de 2025, caso Antonelli não se mostrar pronto para a tarefa.
Adauto Silva
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