EXCLUSIVO Dude: O alvo era o P3

terça-feira, 25 de julho de 2023 às 16:25

Por: Adauto Silva

Hoje de manhã consegui falar com o Dude, que para quem não conhece, é um amigo meu de longa data que trabalha na equipe Mercedes de F1. Ele estava no aeroporto de Budapeste esperando seu voo atrasado, quando me chamou porque tinha feito uma pergunta para ele mais cedo.

Dude: Quer teclar agora? Acho que ainda tenho uns 20 minutos antes de chamarem para o embarque.
Eu: Claro, mas você está no aeroporto?
Dude: Sim, o voo está atrasado. Já estou aqui há 4 horas e avisaram que vai atrasar mais um pouco.
Eu: Bem, o que houve que o homem largou em P1, mas não conseguiu segurar as McLarens?
Dude: Ele reagiu bem rápido ao farol, mas derrapou um pouco, então quando foi colocar o carro na frente do Max ele já tinha meio carro ao lado. Aí não tinha mais o que fazer.
Eu: Não dava para ele apertar mais?
Dude: Se ele fizesse isso iam bater. Não valia a pena, nosso adversário não era a Red Bull.
Eu: Não era?
Dude: Claro que não e você sabe disso, Adawtow! Nossos adversários são as McLarens, Ferraris e AMs.
Eu: Então ele não ia nem tentar?
Dude: Se tivesse conseguido fazer a curva 1 na frente ia tentar segurar a ponta até a abertura do DRS. Então não teria jeito e ia lutar a corrida toda contra as McLarens e talvez o Checo, mas não conseguiria segurá-lo também. O alvo nessa corrida era o P3 e com sorte, talvez o P2, mas não deu.
Eu: Qual era a estratégia para o final de semana, Dude?
Dude: A ideia era fazermos a segunda fila e caso o Checo tivesse problemas de novo na classificação, um P2 e P3 no sábado. Aí a luta na corrida seria contra as McLarens, que estavam muito bem.
Eu: Mas e a Red Bull ??
Dude: Eles estão totalmente fora de alcance e numa pista quente como aquela, o carro deles é ainda melhor.
Eu: Então a pole foi inesperada !!
Dude: Sim, totalmente. O homem acertou uma volta melhor do que esperávamos no qualy. Pena que o George teve aquele problema, senão iam largar muito próximos um do outro.
Eu: Então vamos falar da McLaren. Faltou chegar na frente do Lando…
Dude: Confesso que fomos um pouco surpreendidos pelo ritmo deles, principalmente do Lando, numa pista cheia de curvas lentas.
Eu: Bem, o W14 também não é lá essas coisas em curvas lentas…
Dude: Nosso carro não “é lá essas coisas” em parte alguma comparado aos Touros.
Eu: Mas em relação à McLaren…
Dude: O que atrapalhou foi a largada. Se o homem tivesse conseguido fazer a curva 1 na frente, certamente seriamos P3, mas nem sempre as coisas saem de maneira perfeita. Está muito apertado entre nós, a Ferrari, AM e agora McLaren. Depende da pista, do clima e de acertar tudo perfeitamente. Qualquer pequeno detalhe você ganha ou perde várias posições.
Eu: Por que você disse que os Touros gostam tanto de clima quente ??
Dude: Bem, uma das coisas você já sabe que são os pneus. Eles não superaquecem os pneus, enquanto nós todos superaquecemos, alguns mais, outros menos, mas superaquecemos. Então quando está muito quente nós não podemos ter o ritmo de corrida que gostaríamos. Nem nós e nem ninguém, mas eles podem.
Eu: Sim, por isso eles são melhores em corrida do que em classificação. Tem mais alguma coisa?
Dude: Sim, como você sabe eles têm mais reta, então no calor eles podem abrir mão de um pouco dessa reta aumentando as entradas de refrigeração da UP. Isso traz mais arrasto, mas eles não precisam limitar tanto a UP na corrida como nós e os outros.
Eu: Então foi por isso que na classificação eles não foram os melhores!
Dude: Isso, o carro deles tinha mais arrasto e foram iguais a nós de final no qualy. Mas na corrida, como eles tinham mais refrigeração, não precisaram limitar a UP como nós e os outros. Veja que o Perez foi o mais veloz de reta no domingo.
Eu: Por que vocês não fizeram a mesma tática de aumentar as entradas de ar?
Dude: Você já sabe a resposta, mas quer que eu diga.
Eu: Sim, por alguma razão que eu “não entendo”, os leitores acreditam mais em você do que em mim !! Kkkkkkkkkkkkkkk !!!
Risos gerais!
Dude: Porque nosso adversário nessa corrida era a McLaren, então focamos na classificação para largar na frente deles numa pista onde não é fácil ultrapassar. Deixamos o carro com menos refrigeração, assim como eles, para perdemos menos na reta. Na corrida nós sabíamos que teríamos que limitar a UP por causa do calor, assim como a McLaren.
Eu: Por isso que o homem reclamou da potência na reta durante a corrida…
Dude: Isso, talvez tenhamos limitado mais do que precisava, uma vez que a UP não chegou nem perto de superaquecer, mesmo no final quando o homem imprimiu um ritmo bem forte para tentar alcançar o Checo.
Eu: Como ele conseguiu ter um ritmo tão melhor no final ??
Dude: Nesse tipo de pista a distribuição de peso no nosso carro melhora conforme o peso do combustível diminui, então o carro fica um pouco mais fácil de pilotar, o que dá mais confiança para o homem e para o George. Não é o ideal, mas esse ano é o que temos.
Eu: Então concluo que foram dois problemas, a largada e talvez uma exagerada na limitação no software da UP para a corrida.
Dude: Pode-se dizer que sim, perdemos o P3 por causa disso, mas foi por pouco. O homem chegou a menos de 2 segundos do P3.
Eu: Mas a McLaren…
Dude: Adawtow, assim como o homem fez uma classificação ‘fora da casinha’, o Lando fez uma corrida ‘fora da casinha’.
Eu: O Russell fez uma baita corrida também!
Dude: Fez sim, foi melhor do que o esperado. Ele é bom demais, você sabe disso. Mas o problema no qualy foi um erro dele. Ele tirou demais o pé no final de volta e muitos o ultrapassaram. Isso comprometeu totalmente a volta dele.
Eu: Bem, e agora Spa ??
Spa é uma caixinha de surpresas em relação ao clima, assim como Interlagos. Mas com qualquer clima os Touros são muito favoritos para fazerem 1-2 tanto na Sprint quanto no GP. Nós vamos brigar para sermos a segunda equipe novamente.
Eu: Sem chances de vitória então ??
Dude: Você sabe… Se você estiver em P2 as chances sempre existem.
Eu: Você sabia que o Mate assiste meus vídeos durante os finais de semana de corrida ??
Dude: O Mate é um fanfarrão!!! O cara não entende uma única palavra de português!!
Eu: Não, ele assiste mesmo, coloca legenda. Uma vez falei quantos hp eles tinham e ele me cobrou por isso !!
Dude: Eu também assisto, às vezes…
Eu: Agora você é o fanfarrão kkkkkkkkkk !! Bem, vamos falar sobre…
Dude: Adawtow, estão chamando para o voo, desculpe por isso!
Eu: Valeu cara, obrigadão, a turma estava com saudades de você !!
Dude: Eu sei… Às vezes tem um ou outro que te cobra nos comentários do Youtube
Silêncio…
Dude: Hahahaha fanfarrão, né! Se cuida…

Adauto Silva
Leia e comente outras colunas do Adauto Silva

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.