EXCLUSIVO: Dude e Mate: Nada é definitivo ainda

terça-feira, 22 de março de 2022 às 11:58

Largada Bahrain 2022

Por: Adauto Silva

Depois de um tempão em silencio, ontem a tarde consegui tirar algumas coisas tanto do Dude da Mercedes quanto do Mate da Red Bull.

O Dude estava no aeroporto esperando seu voo de volta para a Inglaterra, pois ele vai inspecionar algumas peças que a Mercedes está refazendo para o GP da Arábia Saudita.

Muitos problemas, heim…
Muitos, mas nada definitivo. Eventualmente vamos conseguir resolver todos que conhecemos até agora…

Tem algum que vocês não conhecem?
Ah, deve aparecer. Na maioria das vezes que você resolve um problema, aparece outro.

Qual é o pior até agora?
Sem dúvida o equilíbrio do carro, tanto em retas quanto em freadas, curvas e tração.

“Só” isso?
Então ele respondeu algo como: Besteira pouca é bobagem…

Como vocês vão resolver isso?
Essa pergunta é muito genérica, Adawtow! Temos uma combinação de aero (principal), suspensão e acerto do carro.

Mas isso pode demorar, heim Dude !!
Pode e não pode. A ideia é melhorar bastante já na próxima corrida. Ou na Austrália, que é a posterior.

Melhorar a ponto de disputar vitória?
A ideia é essa, mas só dá para ser realista quando colocarmos o carro na pista. Antes disso é palpite. Não esperávamos tantos problemas assim. Só estamos razoavelmente bem em curvas de baixa, por enquanto. No resto perdemos para Vermelhos e Touros…

Isso sem falar na UP !!
A UP não tem muito problema. É mais uma questão de um ajuste na queima deste combustível, que não é o mesmo etanol que você tem aí no Brasil, já te falei isso. Aqueles 10% é de um etanol totalmente neutro em qualquer tipo de carbono. Queima diferente e até muda a densidade do combustível. O fornecedor e nós já detectamos o problema e isso será ajustado rapidamente.

Tem um prazo?
O mais rápido possível. Precisa de um ajuste da nossa parte e do fornecedor ao mesmo tempo. Então eles estão correndo com isso porque a nossa parte é mais fácil. Estão chamando aqui, depois falamos!
Abraço!

Red Bull e Ferrari

Mate: Precisamos da vitória em Jedaah

Com o Mate foi um papo mais tranquilo, já que ele está ainda no Bahrain e vai somente na quarta-feira para Jeddah.

Grande Mate, feliz com o desempenho enquanto durou?
Sim, mas vai melhorar. Temos muito a melhorar, aliás, todos têm!

Carros muito novos ainda…
Totalmente verdes ainda. Nossa volta mais rápida na corrida ano passado aqui foi quase 3,5 segundos mais rápida que a deste ano. Não tem comparação!

O que pode melhorar?
Tudo, meu amigo, tudo. A aero fez desse um carro completamente diferente. Aí você soma as rodas de 18 e os pneus novos e temos nesse momento uma outra categoria para começar a desenvolver.

Pelo menos o carro parou de quicar…
Parou, mas isso custou algum desempenho, não só para nós como para todo mundo. Só a McLaren, que não quicava, mas também não anda nada! Erraram demais no carro! Mas eles ainda podem melhorar muito, talvez mais que todos, quem sabe…

Mate, a pergunta que não quer calar: O que aconteceu no final da corrida com os dois carros?
No carro do Max é quase certeza que entortou alguma coisa no eixo dianteiro quando baixou o carro no ultimo pitstop. Logo após a corrida achamos que os dois carros tinham tido problema na bomba de combustível, mas posso te dizer que não foi isso. As bombas foram testadas um dia antes e testamos de novo algumas horas após a corrida. Elas estão funcionando. Então, sinceramente ainda estamos investigando o que aconteceu com o fornecimento de combustível, que parou de repente durante a corrida.

Chegaram a publicar que o combustível tinha acabado, que vocês tinham errado a conta…
Isso é ridículo, não merece comentários!

A bomba de combustível é peça padrão da FIA, certo?
Isso mesmo. Mas pelo que testamos ela está funcionando. De qualquer maneira, nós vamos testá-la de maneira diferente na próxima sexta-feira, assim como todo o *sistema que leva o combustível do tanque, que é bastante complexo e totalmente diferente dos carros de rua, passando pelos sugadores até a câmara de combustão. É claro que o problema está nesse caminho ou talvez no próprio tanque, que neste caso é diferente este ano também.

Que azar, heim mate !!
Não acredito muito em sorte e azar, meu amigo, você sabe…

Bem, os Vermelhos começaram com tudo dessa vez!
Verdade, mas não é nada que não possa ser revertido. Eles começaram antes de todos nesse carro, seria meio natural que estivessem um pouco mais adiantados. A merda foi termos zerado com ambos os carros, isso sim custou caro!

O Dude acha que não há nada definido ainda…
Já falou com ele? Ele tem toda a razão, temos 22 corridas pela frente e um mundo de desenvolvimentos para fazer. Tudo pode virar do avesso em algumas corridas. Quem desenvolver melhor gastando menos vai se dar bem. Quem desenvolver mal vai ficar para trás, porque não vai ter grana para fazer tudo o que estávamos acostumados.

E a simulação não ajuda muito para altas velocidades, né…
Olha, estamos melhorando nisso, precisamos melhorar todos nisso, porque isso é uma das principais chaves para melhorar o desempenho gastando menos. Com os dados deste primeiro fim de semana completo, vamos ter algum progresso na simulação também. Hoje mesmo já estamos fazendo novas simulações e cálculos lá na fábrica. Vamos ver o que conseguimos.

E o equilíbrio do carro ??
Vai melhorar, mas não está ruim no momento em comparação aos Vermelhos. O Max vai ter condição de disputar a vitória em Jeddah mesmo que os Vermelhos melhorem, porque nós também vamos melhorar.

O Max reclamou dos freios no final de Abu Dhabi
Esquentaram por causa da disputa com o Charles a corrida inteira. Você fica muito tempo atrás, que agora está melhor para seguir o carro da frente, mas esquenta tudo, principalmente freios e os pneus dianteiros. Isso é normal, mas vamos melhorar a refrigeração dos freios também. Não precisa de muito mais refrigeração, então não deve piorar a aero.

Qual é a expectativa para Jeddah?
Se conseguirmos resolver esses problemas é a vitória, precisamos dela para começar a descontar os 44 pontos de dianteira dos Vermelhos!

E a Mercedes ??
Você já falou com o Dude!!!

Mas o que você acha?
No Bahrain eles estavam fora, mas sabemos do poderio deles e portanto podem chegar na briga a qualquer momento. Pode ser em Jeddah ou daqui seis ou oito corridas, mas sabemos que eles vão chegar!

Valeu Mate, ótimo papo !!
É sempre um prazer, Adawtow.

*O Mate me passou alguns links explicando o sistema de combustível de um F1 e você já pode isso AQUI no Autoracing.

Adauto Silva
Leia e comente outras colunas do Adauto Silva

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.