EXCLUSIVO Dude: Antonelli não vem para o lugar de Hamilton

quarta-feira, 31 de julho de 2024 às 12:49

Pneus de George Russell limpos após GP da Bélgica

Por; Adauto Silva

A Mercedes oficialmente “ainda tem uma vaga disponível para 2025”, com a mudança de Lewis Hamilton para a Ferrari se aproximando cada vez mais.

George Russell já está confirmado para a próxima temporada e está em ótima forma, tendo cruzado a linha de chegada em P1 em Spa-Francorchamps antes de ter a vitória arrancada dele devido a ter um carro + piloto 1,5 kg abaixo do peso, por causa principalmente da perda de borracha dos pneus e a impossibilidade de repô-la sem a volta de retorno ao box.

Falando ontem com a fonte que o Autoracing tem dentro da Mercedes, o Dude, ele esclareceu algo importante.

“Adawtow, está todo mundo falando que o Andrea (Kimi Antonelli) vai substituir o homem (Hamilton) no ano que vem. Mas não é isso!”

Então perguntei: Como assim? Não vai ser ele????”

“Não,” disse o Dude.

“Porra Dude, quer me deixar louco ??”

“Hahahaha, seria ótimo. Falando sério, quem vai substituir o homem é o George. Ele é o mais experiente, ele já provou tudo que precisávamos ver, ele já conhece a equipe na palma das mãos, portanto ele será o líder”

“Então vocês terão um primeiro piloto?”

“Não, sem primeiro piloto. Não acreditamos nisso, como você sabe. Mas nós apenas sabemos que ele certamente assumirá o papel de líder (alfa) naturalmente, assim como o homem assumiu até hoje e vai continuar até o final do ano. Se alguém aqui dentro ainda tinha alguma dúvida, ela se dissipou na Bélgica”

Aí não aguentei: “Dude, o que aconteceu para ele ficar abaixo do peso?”

Dude: “Foi um erro de cálculo, mas estamos investigando o que mais perdeu peso além da perda de borracha dos pneus e da impossibilidade de recuperá-la após a volta final. Quando isso acabar eu te falo. A prancha debaixo do carro dele perdeu mais que a de Hamilton. Por causa da perda de borracha maior, o carro dele abaixou mais e a prancha ficou no limite de espessura da regra e isso também afetou (pouco) o peso total. O carro dele perdeu um pouco mais de óleo do que devia, pouca coisa, mas faz diferença naquele 1,5 kg. Mas só a perda de borracha dos pneus já deu cerca de 1,2 kg abaixo, então só isso já o desclassificaria. Foi uma pena e um erro que não podemos cometer de novo”

“Portanto vocês não fizeram o cálculo certo…, eu disse”

“Adawtow, fizemos os cálculos para duas paradas, mas quando ele decidiu parar somente uma vez ninguém pensou nisso. Aquela volta após a bandeirada que eles colhem borracha na pista não tem em Spa e certamente foi esquecida naquele momento crucial. Não é uma desculpa, mas é algo que pode acontecer e infelizmente aconteceu.”

Pneus após piloto colher borracha da pista após bandeirada em outras pistas

Mudei de assunto: “Então já está decidido que será o Antonelli o contratado?”

“Sim, todos nós concordamos com isso, mas espere confirmar oficialmente para dar a notícia. Precisamos continuar com o nosso índice de 100% de acerto, hahaha.”

“99,9% não serve?”

“A questão é mais quando confirmar. O ideal seria em Monza, mas lá pode haver um outro anúncio e estamos pensando se um não pode ofuscar um pouco o outro.”

“O que seria esse 0,1% que ainda falta?”

Dude: Não falemos disso agora, até porque é uma questão privada entre algumas pessoas que foge um pouco das nossas mãos.

Eu: Agora você me pegou, não tenho a menor ideia do que você está falando !!

Dude: Não se preocupe, depois que você pensar chegará em alguma conclusão plausível.

Eu: Existe ainda a chance de ter o Max em 2025?

Dude: O Lobo é uma águia também, mas ainda bem que ele está tendo tempo suficiente para analisar o todo e decidir. A decisão final é dele. É só o que posso te falar.

Eu: Então vamos falar do Antonelli !!

Dude: É um fora de série. Não está como todos esperavam na F2 por culpa da equipe, não dele ou do Oliver. A PREMA está com muitas dificuldades esse ano como nós estávamos também desde 2022. Mas nos testes que fizemos com ele em carros de F1 anteriores, ele foi muito, mas muito bem. Ele é incrivelmente rápido, constante e tem uma noção de aderência a cada volta que é surreal.

Eu: E a parte mental?

Dude: Bem, ele tem apenas 17 anos, mas é um rapaz que se comporta como se tivesse uns 22. Além disso, ele tem muita humildade para aprender constantemente e muito importante, parece ter sangue nos olhos.

Eu: Você foi em algum desses testes que ele fez?

Dude: Só em um que o Lobo pediu. Fiquei realmente impressionado e disse e mostrei algumas análises a ele (Wolff) depois.

Eu: E fora da pista, como ele é ??

Dude: É um garoto muito bem-educado, inteligente à beça e fácil de trabalhar. Os mecânicos que foram em todos os testes dele já o adoram e alguns até já pediram para trabalhar com ele sempre.

Eu: E vão conseguir ??

Dude: Hahahaha, você quer me pegar, né Adawtow… Quem sabe!

Eu: Ah Dude, deixa eu publicar isso, vai…

Dude: Pode publicar, meu amigo, mas só não crave que será ele mesmo até eu ouvir do Lobo a confirmação final. É só isso que estamos esperando, todos aqui querem o Andrea fazendo dupla com o George!

Eu: O carro melhorou, heim !!

Dude: Muito, é outra coisa. Mas agora que entendemos o problema fundamental, te digo que tem mais para melhorar, pode ter certeza.

Eu: Adianta eu te perguntar qual era o problema fundamental ??

Dude: Não

(muitos risos gerais)

Eu: Quão difícil é acertar esse carro para cada pista ??

Dude: Antes estávamos na tentativa e erro, mas agora melhorou. Mas ainda é muito difícil com esse efeito solo. Eu nunca vi um carro tão sensível a qualquer mexida de acerto. Por isso que digo que ainda  tem o que melhorar. Meus amigos na McLaren não acham tão difícil assim acertar o carro, por isso estão tão bem em todas as pistas. Nós não chegamos exatamente nisso ainda. Mas estamos quase lá.

Eu: O que o Mate diz sobre isso ??

Dude: Está um túmulo, faz tempo que não conversamos sobre Fórmula 1 mais. Só assuntos pessoais. Acho que a última vez que falamos sobre o circo foi aí na sua casa naquele churrasco maravilhoso!

Eu: Opa, obrigado pelo “churrasco maravilhoso” !!

Dude: Quero repetição, heim!

Eu: Mas você vem esse ano?

Dude: Não está certo ainda, mas te aviso quando estiver

Eu: Mas que pena que você e o Mate não tem conversado sobre F1, porque tem uns boatos aí sobre o que pode ter acontecido com a Red Bull desabar de uma hora para a outra…

Dude: Estou sabendo…

Eu: Você acha que são boatos infundados?

Dude: Na verdade, quem disse isso, disse como informação, não como boato. Nós nunca teremos a confirmação oficial disso da FIA, assim como ficou muito obscuro o “problema” da Ferrari em 2019. Mas a divulgação seria péssima para o esporte e você sabe bem disso!

Eu: Bem, eu tenho especulado sobre isso nas minhas LIVES e ninguém vai me impedir. Nunca vi um carro tão dominante cair tanto de uma hora para outra, Dude !!

Dude: Nem eu

Eu: O que você acha disso?

Dude: Você sabe que se eu te disser o que acho, você não vai poder publicar de jeito nenhum, certo? E nem vai poder continuar falando nesse assunto porque quem ler isso vai saber que você já sabe.

Eu: É verdade… você teria que me matar para eu não falar !!

(muitos risos gerais)

Dude: Então vamos deixar assim, sem a minha “opinião”.

Dude: Adawtow, está tarde aqui e nem jantei ainda, pal!

Eu: Dude, vai lá cara, a gente nem tinha combinado esse papo para hoje e ficamos um tempão falando. Só tenho a agradecer !!

Dude: Que isso, é sempre um prazer quando dá para ficar esse tempão!

Dude: Cheers!

Eu: Big abraço !!

Adauto Silva
Leia e comente outras colunas do Adauto Silva

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.