EXCLUSIVO Alex Albon: Aqui na Williams tenho mais liberdade

sexta-feira, 3 de novembro de 2023 às 14:56

Alex Albon

Por: Adauto Silva
Ontem em Interlagos conversei com Alex Albon, da Williams. Eu entrei no hospitality da equipe para pedir um como d’água e claro, ver se tinha alguém lá dentro que valesse uma tentativa de papo.

A moça me deu a água e ainda me ofereceu um café. Então olhei para o lado e vi Alex Albon sentado lá no canto sozinho mexendo num laptop. Pensei… “é agora” e me aproximei dele e me apresentei.

Eu: Posso fazer duas perguntinhas rápidas?
Alex: Só duas mesmo?
Eu: Claro
E então me sentei ao lado dele e comecei.
Eu: Puxa, como você está indo bem desde o ano passado, mas principalmente esse ano. Na minha opinião você tem sido um dos melhores do grid!
Alex: Obrigado, é legal ouvir isso!
Eu: Mas é verdade, realmente você está mesmo muito bem para um carro não tão bom.
Alex: Tenho trabalhado muito para isso, tanto física quanto mentalmente, que é o mais importante.
Eu: Esse carro da Williams combinou melhor com a sua tocada ou vice-versa?
Alex: Não é bem isso, é que a Williams me dá muita liberdade.
Eu: Liberdade? Como assim?
Alex: Aqui falo com todos os engenheiros, eles ouvem bastante nosso feedback, mudam o acerto do carro conforme eu peço, é diferente e isso ajuda bastante.
Eu: Na Red Bull não é assim?
Alex: Não, na Red Bull eles têm muita dificuldade em mudar o acerto da equipe, talvez seja uma questão de muita confiança no que eles acham melhor. Até naquele acerto bem fino mesmo eles não gostam de mudar.
Eu: Não mudam nada de acordo com o piloto?
Alex: Quase nada, banco, pedais e coisas assim eles mudam sem problema, mas no carro mesmo é difícil. Aqui eles costumam tentar mexer em praticamente tudo que eu peço.
Eu: Isso faz muita diferença…
Alex: Faz sim, você fica mais confiante. Mas o nosso carro é mais simples, é bom de reta, o downforce em curvas de altas velocidades (mesmo) não é ruim e nas de baixa a gente se vira de uma maneira ou de outra.
Eu: Onde o carro “pega” mais?
Alex: Curvas de média, que é o que mais tem em quase todos os circuitos. Se você passar um pouco que seja do limite você roda, ou no mínimo perde muito tempo. Nas curvas de média tem que guiar com muito cuidado e não cometer overdrive, senão já era. É muito fácil cometer overdrive tanto nas de baixa quanto nas de média, mas mais nas de média.
Eu: É isso que o Logan está fazendo, cometendo muito overdrive?
Alex: Talvez sim, mas ele é novato, está pegando a mão ainda. Como todos nós, no primeiro ano você fica um pouco ansioso, dependendo do caso, muito ansioso. Isso (de ficar muito ansioso) aconteceu comigo. Mas ele está melhorando, mudou o approach, está indo de baixo para cima ao invés de cima para baixo, entende?
Eu: Claro, assim evita bater e destruir o carro.
Alex: Aquelas duas perguntas passaram faz tempo, heim!!
(risos)
Eu: Muito obrigado, muito gentil da sua parte em me atender assim de bate pronto!

Então ele se levantou e eu também para nos cumprimentarmos e reparei que ele é muito alto, deve ter mais de 1.80m, apesar de bem magro. Então não aguentei e comentei. “Nossa, você é bem alto para um piloto de F1!”

Alex: É, tem essa também…

Ele saiu de lá e foi para o box. E eu fiquei bastante satisfeito pelo nosso papo! E nem pedi foto, simplesmente esqueci!

Adauto Silva

AS - www.autoracing.com.br

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