Ex-pilotos salientam segurança da atual F1
sábado, 5 de dezembro de 2020 às 9:30
Mika Salo
Mika Salo diz que um simples erro de cálculo do piloto causou o acidente horroroso com fogo de Romain Grosjean no Bahrain no domingo passado. O que é unânime no paddock é que o outrora controverso dispositivo Halo salvou a vida de Grosjean.
“Sim, é nossa opinião, pelo menos, que o Halo foi o que salvou a vida de Grosjean”, confirmou o antigo piloto de F1, Mika Salo, que foi comissário no fim de semana passado no Bahrain. “Abriu o guard-rail para que o carro pudesse caber no meio. No meu tempo, não haveria dúvida de que o piloto não poderia ter sobrevivido”.
O campeão mundial de 1997 Jacques Villeneuve também acha que Grosjean pode agradecer ao Halo. “Fez o seu trabalho e ele está seguro por causa dele”, disse ele.
“Mas acho que os pilotos às vezes não estão suficientemente conscientes de como é perigoso correr e é por isso que às vezes se movem como se fosse um jogo de vídeo”, prosseguiu.
Salo disse à emissora finlandesa MTV que acha que Grosjean foi fundamentalmente o culpado do acidente no final de uma sequência de eventos: “Stroll saiu da pista, e quando voltou, todos atrás dele tiveram que diminuir. Kimi moveu-se então e Grosjean viu uma oportunidade quando havia um pequeno buraco à direita. Ele foi em frente e bateu na roda da frente do Kvyat”.
Afirma que Grosjean teve sorte em permanecer consciente assim que o seu carro se incendiou. “É bastante individual a forma como se resiste a tais choques, por isso, graças a Deus Romain tem uma boa tolerância para não perder a consciência. Ele agiu muito depressa. Todos nós olhámos para ele e pensamos que não podia ser verdade que ele tivesse sobrevivido”.
Outro ex-piloto de F1, Olivier Panis, disse que Grosjean também pode agradecer os recentes avanços na roupa ignífuga usada pelos pilotos. “Todos os anos progride”, declarou ele à RTBF, “mas como o incêndio durou 27 segundos, podemos ver quão eficientes são agora”.
Finalmente, Ralf Schumacher disse que os pilotos de Fórmula 1 são únicos na forma como são capazes de se recuperar de grandes acidentes. “Quando vejo hoje em dia uma corrida em Mônaco, com os guard rails estreitos, pergunto-me como o fazia”, comentou ele à Sky alemã. “Admito que hoje não conseguiria fazer”.
“Lembro-me de quando tive o meu acidente e não pude guiar durante três meses – mas não pude esperar. Nunca esquecerei como regressei em Silverstone e estabeleci o tempo mais rápido após seis voltas. Pode ser mais sensato pensar ‘Ok, tive a minha sorte agora, mas pode ser isso'”, concluiu.
Já ouviu o último Loucos por Automobilismo? Clique na imagem abaixo!
bahrain, comentarios f1, Comente sobre formula 1, halo, jacques villeneuve, melhor conteudo f1, melhor site f1, mika salo, olivier panis, podcast f1, ralf schumacher, romain grosjean
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.