Ex-piloto de Fórmula 1 é preso em São Paulo
segunda-feira, 1 de setembro de 2025 às 15:38
Tarso Marques
Prisão de Tarso Marques em São Paulo
O ex-piloto brasileiro de Fórmula 1 Tarso Marques foi preso na madrugada de domingo (31) em São Paulo. Policiais militares abordaram o motorista na Ponte Cidade Jardim, na zona oeste, e encontraram uma Lamborghini Gallardo sem placas. Além disso, o carro tinha queixa de apropriação indébita e mais de R$ 1,3 milhão em débitos de IPVA e multas.
O licenciamento estava vencido desde 2013. Como se não bastasse, o veículo tinha restrições judiciais e estava registrado em nome de uma empresa envolvida em crimes financeiros. Portanto, a ocorrência rapidamente se transformou em prisão em flagrante.
Carreira de Tarso Marques na Fórmula 1
Tarso Marques tem 49 anos e disputou corridas na Fórmula 1 em 1996, 1997 e 2001. Ao todo foram 24 participações, sendo o nono lugar no Brasil e no Canadá seus melhores resultados.
Na temporada de 2001, ele correu pela Minardi. Foi companheiro de estreia de Fernando Alonso e terminou o campeonato à frente do espanhol, embora nenhum dos dois tenha somado pontos. O melhor resultado dele foi um P9, enquanto de Alonso um P10. Em seguida, deixou a categoria e assumiu funções de piloto de testes.
Depois disso, Tarso migrou para a Stock Car brasileira, onde competiu até 2018. Fora das pistas, ganhou destaque na televisão. Participou por cinco anos do quadro Lata Velha, no Caldeirão do Huck, e também apresentou matérias no programa Auto Esporte.

Detalhes da abordagem policial
De acordo com a PM, Tarso tentou recolocar as placas no carro quando percebeu a fiscalização. No entanto, não conseguiu evitar a apreensão da Lamborghini.
O ex-piloto declarou que não sabia das dívidas nem das restrições do veículo. “Era um carro que estava na ponta da garagem. Resolvi dar uma volta rápida, coisa de cinco minutos, e aconteceu tudo isso”, afirmou.
Os policiais o levaram ao 14º Distrito Policial, em Pinheiros. Lá, os agentes o enquadraram nos artigos 180 e 311 do Código Penal, que tratam de receptação e adulteração de sinal identificador de veículo.
Fiança e medidas cautelares
Na audiência de custódia, o Tribunal de Justiça de São Paulo definiu a soltura de Tarso mediante fiança de R$ 22,7 mil, valor equivalente a 15 salários mínimos. Além disso, a Corte aplicou medidas cautelares, sem detalhar quais serão cobradas.
O ex-piloto explicou que passou a madrugada inteira aguardando os procedimentos legais. Em seguida, disse que dependerá de seus advogados para entender os próximos passos. “Eu não sei exatamente o que tenho que assinar, mas sei que em breve precisarei comparecer ao cartório”, afirmou.
comente formula 1, comunidade f1, ex-piloto Fórmula 1, Lamborghini Tarso Marques, melhor site formula 1, noticias f1, prisão Tarso Marques, Tarso Marques F1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.