Ex-funcionária de Wolff pode ter vazado violação da Red Bull

segunda-feira, 3 de outubro de 2022 às 9:23

Shaila-Ann Rao

Uma ex-funcionária de Toto Wolff que agora trabalha na FIA pode ter sido a fonte da informação vazada sobre a suposta violação do teto orçamentário da Red Bull.

Essa é a suspeita de Ralf Schumacher, ex-piloto de Fórmula 1, após Helmut Marko, da Red Bull, sugerir que a FIA tem um “informante”.

No começo deste ano, Mattia Binotto, chefe da Ferrari, admitiu sua “preocupação” com o fato de Shaila-Ann Rao, ex-consultora e advogada da Mercedes e de Wolff, ter se tornado a nova Secretária Geral de Automobilismo da FIA.

“Eu creio que cabe à FIA assegurar que não haja absolutamente nenhum conflito de interesse e o comportamento seja adequado, cabe ao presidente garantir isso”, disse Binotto.

Agora, Marko suspeita que um “informante” vazou os dados sobre o teto orçamentário.

“Antes de tudo, é surpreendente. Nós não temos informações até agora”, comentou o austríaco. “Então, de onde veio essa informação detalhada que Toto Wolff usou para sua alegação? Essa é a primeira coisa a esclarecer”.

Marko disse à emissora austríaca ORF que a informação vazada pode ter ligação com a amargura persistente de Wolff em relação ao campeonato de 2021.

“Abu Dhabi foi há muito tempo. É um pouco estranho que ele ainda não tenha superado. É mais do que incrível como ele conseguiu esses números. Ele fala de uma violação enorme – deve haver um informante em algum lugar na FIA”.

Ralf Schumacher admite que a FIA, que condenou as “especulações e conjecturas significativas e sem fundamento” sobre as violações do teto orçamentário, tem explicações a dar.

“Todos nós sabemos que uma ex-funcionária de Toto Wolff agora está trabalhando em uma posição muito alta na FIA”, declarou ele à Sky Deutschland.

“A FIA precisa investigar ela própria porque essa informação simplesmente não pode escapar. Isso prejudica a F1 e só a FIA pode ser a culpada”.

“Porém, independente do que for divulgado na quarta-feira, Toto Wolff com suas duras críticas é um mau perdedor que ainda não digeriu a perda de um título”.

A emissora holandesa Ziggo Sport alega que Red Bull e Aston Martin podem ser multadas em $7.5 milhões por suas supostas violações, além de sofrerem restrições no uso do túnel de vento no próximo ano.

Contudo, Marko insiste que a Red Bull está no processo de esclarecer a situação com a FIA.

“Não há relatório final ou números específicos até agora. Porém, há alguns pontos onde nós temos uma visão diferente da FIA em termos de interpretação. Nós enviamos um relatório para a FIA e até agora não houve resposta”.

“No entanto, se apenas dois dos nossos seis pontos forem levados em conta, nós estamos dentro do limite. Todo o resto que está circulando é uma besteira completa”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.