Ex-engenheiro da Ferrari considera estranha a reação da Red Bull

terça-feira, 4 de abril de 2023 às 16:44

GP da Austrália

O ex-engenheiro da Ferrari, Ernest Knoors, chamou a reação da Red Bull à segunda bandeira vermelha no GP da Austrália de domingo de “estranha”, considerando duas temporadas antes, quando a mesma equipe implorou a Michael Masi que encerrasse o GP de Abu Dhabi “em condições de corrida”.

Em uma bandeira vermelha interrompida no GP da Austrália, o atual campeão mundial da Red Bull, Max Verstappen, disse que “realmente não entendeu” a bandeira vermelha pela batida de Kevin Magnussen na volta 54 e a chamou de “uma bagunça”.

O consultor de automobilismo da equipe, Helmut Marko, disse que tornou a corrida “ainda mais perigosa”, enquanto o chefe da equipe, Christian Horner, falou que isso “foi uma grande variável que se tornou uma espécie de loteria”.

Em vez disso, a Red Bull acreditava que a corrida poderia ter continuado atrás do safety car, mesmo que significasse que seria assim que terminaria.

Isso contrasta fortemente com Abu Dhabi 2021, onde o diretor esportivo da Red Bull, Jonathan Wheatley, instou o então diretor de corrida Masi a colocar em jogo uma situação que permitiria uma “corrida em nossas mãos”.

Foi uma corrida em que, porque Masi montou um cenário fora do regulamento, Verstappen conquistou seu primeiro título mundial.

O ex-engenheiro da BMW e da Ferrari, Knoors, apontou a “estranha” mudança de tom da equipe.

“Acho que é uma reação um pouco estranha”, disse ele ao Motorsport.com.

“Todos sabemos o que aconteceu em 2021. O final da temporada em que a corrida não foi neutralizada por uma bandeira vermelha, mas por um safety car. Alguns pilotos realmente tiraram uma grande vantagem disso.”

“Então a desculpa foi: ‘Sim, mas temos que garantir que a corrida sempre termine em condições de corrida, não sob o safety car.’”

“Também tivemos a corrida em Monza no ano passado, onde ela também terminou sob um safety car na fase final.”

“E agora o Controle de Corrida realmente faz o que você esperaria, eles neutralizam a corrida.”

“Todos têm a chance de colocar pneus novos, mesmo que seus pneus estejam danificados por todo o lixo que estava na pista por causa do acidente de Magnussen, você pode simplesmente colocar pneus novos.”

“Você relarga. Todos têm as mesmas chances e isso também não é bom o suficiente?”

“Acho que nesse sentido o Controle de Corrida tomou a decisão certa. Mas esse circuito já é muito peculiar por causa das duas primeiras curvas, o que dificulta uma largada sem transtornos, sem acidentes. Isso vai pregar peças em você. Se você tiver que fazer isso duas vezes, também terá mais chances de acidentes.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.