Ex-chefe da McLaren: “Não fiz o suficiente pela diversidade como líder”

domingo, 22 de agosto de 2021 às 10:45

Martin Whitmarsh

Lewis Hamilton tem feito muito trabalho positivo sobre a diversidade na Fórmula 1. O antigo chefe da equipe McLaren, Martin Whitmarsh, sente, a posteriori, que ele próprio poderia ter feito mais a respeito.

Whitmarsh é membro da Comissão Hamilton que foi recentemente formada. “Há um pouco de arrogância na Fórmula 1, e tenho a certeza que fui culpado sentindo que ‘Consegui, e se consegui fazer isso, qualquer pessoa com ambição, força de vontade e dedicação suficientes pode conseguir'”, disse ele em conversa com o site The Race.

“Foi assim que entrei na Fórmula 1”, continuou Whitmarsh. “Mas não me ocorreu que haja grandes setores da sociedade que estejam em desvantagem, minorias étnicas de origem pobre que não se sintam convidadas. E por isso não vão bater à porta e não são inspirados a ir e a fazer essa educação”.

O antigo chefe da McLaren admite não ter observado quaisquer casos de racismo na sua longa carreira na Fórmula 1, mas que, no entanto, é importante aumentar a sensibilização para a questão.

“Em 25 anos não me consigo lembrar de um incidente em que pensei que ‘essa decisão se baseava numa crença racista’. Mas por outro lado, para minha grande vergonha, porque fui líder no esporte durante muitos anos, não tive pensamento consciente suficiente só de olhar à minha volta. Somos muito internacionais, mas não representamos a sociedade da qual atraímos estas pessoas”, concluiu.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.