Evans vence em Seul e título da Fórmula E será definido no domingo

sábado, 13 de agosto de 2022 às 11:00

Mitch Evans

Mitch Evans conseguiu manter vivas suas chances de conquistar o título da ABB FIA Fórmula E ao vencer o E-Prix de Seul deste sábado e reduzir a vantagem de Stoffel Vandoorne no campeonato.  

Em uma corrida que começou com pista molhada em meio a um sábado de clima instável em Seul, Evans, piloto da equipe Jaguar TCS Racing, largou em terceiro e nos primeiros metros conseguiu ultrapassar Oliver Rowland (Mahindra Racing), autor da pole position e, em seguida, Lucas di Grassi (ROKiT Venturi Racing) na curva 3, assumindo assim a liderança.

Logo depois a corrida teve que ser interrompida por um acidente múltiplo na penúltima curva do circuito, na volta inicial, o que resultou em uma pausa de 45 minutos com bandeira vermelha. Sébastien Buemi, Oliver Askew, André Lotterer, Dan Ticktum, Oliver Turvey, Nick Cassidy, Norman Nato e Nyck de Vries foram pegos de surpresa pela água na pista e bateram no muro. De Vries ficou preso debaixo do carro de Buemi, mas felizmente o holandês não sofreu lesões no incidente. 

Após o reinício, foi uma tarde de sábado relativamente tranquila para Evans, que manteve uma vantagem confortável de três segundos durante grande parte da corrida, na dianteira da classificação rumo à vitória.

Rowland, por sua vez, conquistou o primeiro pódio da temporada, que foi também o seu primeiro com a Mahindra. Por outro lado, o futuro companheiro de equipe de Rowland na Mahindra, Lucas di Grassi, alcançou seu 39º pódio na categoria ao terminar na terceira posição, e se tornar o primeiro piloto da Fórmula E a ultrapassar 1.000 pontos. Amanhã o brasileiro passará a ser o único piloto do campeonato a disputar todas as 100 corridas da história da série.

Jake Dennis (Avalanche Andretti) fez a volta mais rápida e chegou em quarto lugar, enquanto Vandoorne continuou somando pontos com o quinto lugar, depois de ter começado a competição em sétimo.

Jean-Éric Vergne (DS TECHEETAH), que deveria ter conquistado a pole position para manter suas escassas chances de ser campeão, terminou em sexto. Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche Formula E Team), Robin Frijns (Envision Racing), António Félix da Costa (DS TECHEETAH) e Nick Cassidy (Envision Racing) completaram as dez primeiras posições.

Edoardo Mortara (ROKiT Venturi Racing), outro que chegou à corrida com a possibilidade de aspirar ao título, teve que sair e já não é mais candidato à coroa. 

Sendo assim, o campeonato de pilotos será decidido na última corrida da temporada entre Vandoorne e Evans. O belga tem 195 pontos contra os 174 do piloto neozelandês, e restam 29 pontos em disputa.

A Mercedes-EQ lidera o campeonato de equipes com 301 pontos, mas a ROKiT Venturi Racing, com 270, ainda pode ultrapassar o fabricante alemão.  

A segunda corrida do E-Prix de Seul será a 100ª na história da Fórmula E e também marcará o fim da era dos monopostos Gen2, antes da estreia do novíssimo Gen3 na próxima temporada.

Classificação da prova:

Pos Piloto Equipe
1 Mitch Evans Jaguar
2 Oliver Rowland Mahindra
3 Lucas di Grassi Venturi
4 Jake Dennis Andretti
5 Stoffel Vandoorne Mercedes
6 Jean-Eric Vergne DS Techeetah
7 Pascal Wehrlein Porsche
8 Robin Frijns Envision
9 Antonio Felix da Costa DS Techeetah
10 Nick Cassidy Envision
11 Max Gunther Nissan EDAMS
12 Sergio Sette Camara Dragon Penske
13 Norman Nato Jaguar
Alexander Sims Mahindra
Antonio Giovinazzi Dragon Penske
Edoardo Mortara Venturi
Dan Ticktum Nio
Sebastien Buemi Nissan EDAMS
Nyck de Vries Mercedes
Oliver Turvey Nio
Andre Lotterer Porsche
Oliver Askew Andretti

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.