European F-3 Open: “Problema resolvido”, acredita Yann Cunha

sexta-feira, 16 de setembro de 2011 às 19:16

Os treinos livres para a quinta rodada do European F-3 Open, realizados na manhã desta sexta-feira no Autódromo Internacional Algarve, em Portugal, terminaram de maneira ao mesmo tempo frustrante e animadora para o piloto brasileiro Yann Cunha, da equipe espanhola Hache Team Race.

Depois de fechar os treinos extras realizados ontem (quinta, 15) na terceira posição, Yann teve um dia difícil no circuito português nesta sexta-feira – e terminou os trabalhos de pista em Portimão com a certeza de ter “andado para trás” no trabalho de acerto do carro.

Superada a frustração por ver sua diferença em relação aos tempos do líder do dia aumentarem de 0s121 para 1s474 no decorrer dos ensaios, Yann Cunha terminou a manhã animado pelo fato de a equipe espanhola ter descoberto a causa da piora no desempenho de seu carro durante os treinos em Portugal.

“No final do dia descobrimos que o suporte do motor do meu carro estava quebrado, provavelmente desde o início dos treinos de hoje. Acreditamos que isso tenha acontecido porque meu carro não respondeu a nenhuma mudança no setup e, ao contrário de melhorarmos o nosso desempenho, andamos para trás”, admitiu o brasileiro.

Yann Cunha explicou que a quebra do suporte do motor tem dois efeitos negativos no autódromo de Algarve. O primeiro deles, que seria sentido em qualquer outra pista, é o aumento da flexibilidade do carro e a alteração em sua capacidade ideal de transferência de peso nos contornos de curva. O segundo é o choque da parte traseira do carro contra o solo nas ondulações presentes no circuito português, principalmente na reta principal do circuito.

“Carros de turismo talvez não sintam tanto as ondulações na reta principal, mas para monopostos como os da Fórmula 3, é preciso alterar a altura do chassi em relação ao solo para evitar o contato. No nosso caso, mesmo com o carro na regulagem máxima, a parte traseira continuou batendo no chão, e por isso notamos que algo deveria ter mesmo quebrado”, explicou o piloto de Brasília.

Classificação às escuras – Feliz pelo fato da equipe espanhola Hache Team ter encontrado o problema em seu carro, Yann Cunha passa a se preocupar, a partir de agora, com o treino de classificação deste sábado. Sem ter tido a oportunidade de testar melhorias em seu carro durante o dia de hoje, ele acredita que será difícil brigar pela pole position. E garante que já ficará satisfeito com uma vaga entre os Top-5.

“Houve pilotos que melhoraram quase um segundo seus melhores tempos dos treinos extras de quinta-feira para hoje (sexta). No meu caso, houve uma piora de 1s3. Nenhuma das modificações que fizemos no carro hoje não puderam ser realmente analisadas, e vamos para o treino de classificação partindo praticamente do zero. Com isso, acho difícil disputar a pole position, mas preciso estar nas primeiras filas para brigar por vitórias”, analisou o piloto.

Victor Corrêa troca de motor

Um novo motor pode ser a redenção do brasileiro Victor Corrêa no treino de classificação deste sábado. “O motor que usei nos treinos livres não estava bom. Vamos trocá-lo e ir com tudo amanhã (sábado) no treino classificatório”, avisa o mineiro, terceiro colocado no campeonato.

Tanto no treino de quinta-feira quando nas duas primeiras sessões de atividades de sexta-feira, Victor Corrêa teve seu desempenho muito aquém de alguém que está brigando pelo título do European F3 Open e que vem de duas vitórias (França e Inglaterra). Seus tempos estavam sistematicamente cerca de dois segundos mais lento do que o mais rápidos em cada prática livre.

“O carro está bem acertado. O nosso problema mesmo é potência, na reta é que estou perdendo. Fizemos todos os acertos possíveis, mas o carro não rendia nas retas. Com a troca do motor, tudo deve se resolver”, explica o piloto apoiado por Unifenas/Terramare/Guapé.

Depois de sofrer nos primeiros treinos com o imprevisto mau rendimento do motor, Victor acabou não indo para a pista na terceira e última sessão de treinos livres. Mesmo com um dia parcialmente difícil, o piloto está confiante no trabalho da sua equipe e despeja suas esperanças para o treino classificatório deste sábado.

“A equipe está trabalhando duro, confio no trabalho deles. Tive duas vitórias este ano e, claro, devo isso também à competência de cada um. Os imprevistos até agora não me desanimam, continuo confiante em obter bons resultados neste final de semana. Vou me empenhar mais ainda para fazer uma boa classificação. Amanhã é outro dia, tudo vai estar resolvido”, acredita o jovem de Alfenas, sul de Minas Gerais.

Victor revela gostar do traçado português e planeja usar isso ao seu favor. “Gosto desse traçado, é um circuito de curvas de altas e baixas velocidades. O asfalto está um pouco ondulado, mas meu carro está com a suspensão bem ajustada e respondendo bem a isso. O clima está bom, tenho certeza que vai ser um grande final de semana”, relata o brasileiro esbanjando confiança.

A programação do evento deste fim de semana em Portugal prevê a realização de um treino de classificação (às 6h30 de Brasília) e de uma corrida (às 11h) neste sábado. A rodada termina com uma prova no domingo, às 08h40. Veja como terminaram os treinos desta sexta-feira em Portugal:

Treino 01
1) Juan Carlos Sistos, 1’45.897
2) David Fumanelli, 1’45.907
3) Matteo Beretta, 1’46.118
4) Fabio Gamberini, 1’46.328
5) Fernando Monje, 1’46.336
6) Alex Fontana, 1’46.506
7) Yann Cunha, 1’46.648
8) Niccolo Schiro, 1’46.828
9) Sam Dejonghe, 1’46.848
10) Noel Jammal, 1’46.865
11) Matteo Davenia, 1’46.965
12) Matteo Torta, 1’47.146
13) Victor Correa, 1’48.006
14) Francisco Diaz, 1’48.179
15) Luca Orlandi, 1’48.767
16) Fahmi Ylyas, 1’53.200

Treino 02
1) David Fumanelli, 1’46.150
2) Fabio Gamberini, 1’46.756
3) Alex Fontana, 1’46.877
4) Niccolo Schiro, 1’47.012
5) Yann Cunha, 1’47.022
6) Fernando Monje, 1’47.154
7) Fahmi Ylyas, 1’47.170
8) Matteo Beretta, 1’47.188
9) Sam Dejonghe, 1’47.191
10) Juan Carlos Sistos, 1’47.413
11) Matteo Torta, 1’47.629
12) Noel Jammal, 1’47.677
13) Matteo Davenia, 1’47.850
14) Victor Correa, 1’48.358
15) Francisco Diaz, 1’48.886
16) Luca Orlandi, 1’49.103

Treino 03
1) David Fumanelli, 1’46.405
2) Juan Carlos Sistos, 1’46.737
3) Noel Jammal, 1’46.903
4) Sam Dejonghe, 1’46.943
5) Matteo Beretta, 1’47.061
6) Fahmi Ylyas, 1’47.083
7) Alex Fontana, 1’47.084
8) Fernando Monje, 1’47.721
9) Yann Cunha, 1’47.879
10) Matteo Torta, 1’48.024
11) Matteo Davenia, 1’48.576
12) Francisco Diaz, 1’48.841
13) Luca Orlandi, 1’49.438

EB – www.autoracing.com.br

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