EUA pode ter duas equipes na F1 em 2016

terça-feira, 14 de julho de 2015 às 18:34
f1-bernie-tavo-hellmund

Bernie Ecclestone e Tavo Hellmund

Há uma boa chance de que a América do Norte tenha duas, não apenas uma equipe de Formula 1 no grid em 2016. Além de Gene Haas, que montou uma parceria com a Ferrari para a próxima temporada, existe um grupo de investidores com sede nos EUA que está ativamente tentando comprar uma equipe existente.

O grupo é liderado pelo financista James Carney de New York e o empresário texano Tavo Hellmund, que desenvolveu o Circuito das Américas e fez o acordo com Bernie Ecclestone para trazer a F1 volta para os EUA. Mais recentemente, Hellmund liderou o retorno das corridas de F1 para a Cidade do México após uma ausência de 23 anos.

Um representante de James Carney confirmou o boato, mas se recusou a dizer em qual equipe o consórcio está interessado. Fontes sugerem que é a Manor Marussia, com sede no Reino Unido e atualmente controlada pelo empresário irlandês Stephen Fitzpatrick, fundador da Ovo Energy.

A Manor Marussia enfrenta problemas dentro e fora da pista. Ela usa o chassis MR03B e motor Ferrari do ano passado com algumas alterações, que é muito mais fraco que a versão deste ano. A equipe entrou originalmente no esporte em 2010 como Virgin Racing, e o grande destaque desde então foi um nono lugar de Jules Bianchi em Mônaco ano passado, mas que foi rapidamente seguido por um acidente gravíssimo de Bianchi em Suzuka, que o deixou em coma.

A equipe perdeu as três últimas corridas de 2014 devido a razões financeiras. Fitzpatrick resgatou-a da falência, mas acredita-se que ele quer vender a equipe ou encontrar um parceiro forte. Carney-Hellmund supostamente estão buscando o controle majoritário de uma equipe.

Uma provável preocupação é o acordo das equipes com Ecclestone, que garante uma parte do prêmio em dinheiro para 10 equipes. Atualmente, existem apenas 10 equipes. No próximo ano, com a inclusão de Haas haverá 11, então ou uma equipe de baixo desempenho será deixada de fora dos prêmios, ou Ecclestone tem que ampliar o Acordo (que vai até 2010) para que todas as equipes participem da premiação.

Atualmente, a Marussia Manor é a 10º e última na classificação de construtores, a única equipe que não marcou um ponto nesta temporada.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.