Estrategista da Ferrari explica erro no pit-stop de Sainz

quarta-feira, 7 de setembro de 2022 às 9:57

Pit-stop de Carlos Sainz

A Ferrari acredita que a Red Bull causou indiretamente o erro no pit-stop que custou posições a Carlos Sainz no GP da Holanda.

Sainz vinha enfrentando dificuldades no começo da corrida com os pneus macios, o que levou a equipe a chamá-lo para os pits visando cobrir qualquer ameaça por tempo perdido na pista.

Porém, quando o espanhol chegou ao seu local de parada, os mecânicos não estavam prontos e ele perdeu mais de 12s na troca de pneus.

Inaki Rueda, estrategista chefe da Ferrari, explicou que a reação da equipe à ameaça de undercut da Red Bull provocou indiretamente o erro na parada desastrosa de Sainz.

“Os primeiros pit-stops ocorreram relativamente cedo. Os pilotos começaram a entrar na 10ª volta. Aquilo nos deu a chance de fazer uma parada e ficar com ar limpo”, disse Rueda no vídeo de relatório estratégico pós-corrida.

“Com Carlos, nós estávamos sob ataque porque os dois pilotos da Mercedes e Sergio Perez poderiam fazer o undercut. Naquele ponto da prova, isso teria significado a perda da posição”.

Rueda admitiu que a ordem para Sainz entrar veio “mais tarde do que o usual”, com a equipe normalmente tendo uma janela de 23 ou 24 segundos para se preparar.

Nesse caso, os mecânicos tiveram apenas 17 segundos para reagir, e o pitlane apertado de Zandvoort tornou as coisas ainda mais difíceis para a equipe.

“O pessoal trocando os pneus (do lado esquerdo do carro no caso) tem de atravessar o pit-stop”, explicou Rueda. “Foi por isso que os outros três pneus já estavam trocados antes do traseiro esquerdo ser colocado no carro”.

“O pessoal que opera as pistolas conseguiu chegar a tempo, assim como aqueles que removem os pneus e os que colocam um pneu novo no carro”.

“Porém, como Carlos entrou um pouco antes do usual, quem tinha de colocar o pneu traseiro esquerdo no carro simplesmente não chegou a tempo”.

 

LS - www.autoracing.com.br

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