Esteban Ocon: Ollie tecnicamente é o melhor novato

segunda-feira, 12 de maio de 2025 às 19:08

Oliver Bearman

O agora veterano piloto francês Esteban Ocon, já viu muitos novatos na F1 ao longo de sua carreira na elite do automobilismo, mas o francês descreve seu companheiro de equipe na Haas, Oliver Bearman, como “tecnicamente superior” a qualquer novato que ele já tenha visto na Fórmula 1.

Mesmo tendo abandonado a última corrida em Miami, Bearman está impressionando logo no início de sua primeira temporada completa.

Após estrear em P14, ele conquistou pontos em três corridas seguidas – Bahrain, Japão e China – e atualmente está atrás apenas de Andrea Kimi Antonelli – que tem um carro muito melhor – entre os estreantes na classificação.

Com a disputa acirrada contra Ocon empatada em 5 a 3 a favor do francês, Bearman está se mostrando um adversário duro. E a soma combinada de 20 pontos ajudou a Haas a manter o P6 nos construtores.

“Honestamente, ele tem sido ótimo, Ollie tem sido incrível”, disse Ocon.

“Ele é um piloto super-rápido, supertalentoso, muito profissional e muito detalhista no acerto do carro.”

“Acho que foi isso que percebi logo de cara; tecnicamente, ele está acima de qualquer novato que já vi.”

“Ele está muito mais preparado do que eu estava quando cheguei à F1 ou do que qualquer um da nossa geração, eu diria.”

“Honestamente, acho que ele tem um futuro brilhante na Fórmula 1 – isso é muito claro.”

Aprendendo nos bastidores

O caminho de Bearman até agora incluiu algumas participações na F1 em 2024: substituiu Carlos Sainz na Ferrari na Arábia Saudita – e conseguiu um notável P7 – e substituiu Kevin Magnussen pela Haas em Baku e São Paulo.

Essas “experiências”, somadas à sua função de piloto reserva e a ser um piloto muito meticuloso, ajudaram a aprimorar sua visão técnica.

Bearman disse que seu tempo na Ferrari – nos testes e nos bastidores como piloto reserva – ajudou muito a aprimorar suas habilidades de feedback.

“Sim, claro, tive muitas experiências ao longo dos anos com a Ferrari, com meu TPC funcionando”, explicou o protegido da Scuderia.

“Mas também estar na pista como piloto reserva no ano passado, ouvindo atentamente todas as reuniões e todos os comentários dos pilotos, como eles articulam o que estão sentindo, foi muito útil para mim.”

“Mesmo estando um pouco nos bastidores em reuniões de preparação e coisas do tipo, entendendo a direção que eles tendem a tomar com o carro com base em limitações e coisas do tipo.”

“Consegui aprender bastante, então isso tem sido útil.”

Com o apoio de Ocon e um futuro brilhante pela frente, Bearman está provando que não é um novato comum.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.